SEO para pequenos negócios

Os empreendedores iniciantes possuem diversos desafios para conseguir se destacar na área de atuação escolhida em meio a internet. Por esse motivo, entender a respeito sobre o que é seo e para que serve, por exemplo, é uma maneira de utilizar algumas das estratégias para uma boa divulgação dos negócios e se destacar nesse meio.

O que é SEO para pequenos negócios?

O SEO (Search Engine Optimization), em português otimização dos mecanismos de busca, consiste em melhorar as páginas e conteúdos para atender aos requisitos dos motores de pesquisa.

As mudanças nos modos de consumo tornou a internet um espaço importante para as pessoas encontrarem informações relevantes antes de tomar uma decisão a respeito da compra. 

Com isso, o SEO se tornou um verdadeiro trunfo para as empresas, pois representa possibilidades de crescimento no ambiente digital.

O SEO reúne um conjunto de técnicas que geram tráfego orgânico, ou seja, é uma excelente alternativa para canais pagos e anúncios de links patrocinados. 

Inclusive, um ponto positivo deste conceito é que ajuda a evitar que o domínio seja punido pelos mecanismos de pesquisas, ou seja, permite manter o site acessível e seguro no ambiente digital.

SEO On e Off Page

O SEO é muito amplo e pode impactar em diferentes ações e apectos da página e marca, possuindo uma divisão entre On e Off page, que é de grande relevância para o Marketing Digital.

No On Page, as mudanças podem ser feitas no site, ou seja, nas configurações internas da página, seu design e como o conteúdo se apresenta, bem como aspectos que tenham relação direta com o conteúdo. 

Itens Relacionados

Alguns exemplos de SEO On Page consistem em títulos de qualidade na programação da página e no próprio conteúdo, uso de meta tags, URLs otimizadas e claras, meta descrições bem desenvolvidas, uso de heading tags, imagens adequadas e bem estipuladas, entre outros recursos.

Já o Off Page corresponde às otimizações feitas fora do site, que consistem em menções à marca, backlinks, buscas diretas, entre outros aspectos que podem ser organizados na rede como um todo.

Aplicando SEO para pequenos negócios

Pequenas e médias empresas possuem um orçamento mais limitado, algo que não permite (em alguns casos) os investimentos em mídia paga, gerando a perda de espaço. 

Este fato só mostra a importância do SEO para pequenos negócios, visto que é uma estratégia orgânica e que contribui diretamente com o posicionamento em mecanismos de busca e redes sociais, consequentemente com o alcance de novos públicos e interação com a audiência.

As estratégias de otimização ajudam a aumentar a autoridade do domínio, tornando-o relevante, a partir da escolha das palavras-chave adequadas e conforme as necessidades do negócio.

Sendo assim, os benefícios do SEO para pequenos negócios são:

  • Aumentar o tráfego orgânico;
  • Educar o público;
  • Ajudar no reconhecimento da marca;
  • Preparar as pessoas para a conversão;
  • Democratizar o acesso para os visitantes e usuários do site;
  • Auxiliar e otimizar o funil de vendas;
  • Impactar no retorno de forma contínua e a longo prazo.

Com benefícios interessantes e que podem ajudar positivamente no sucesso das empresas, aplicar as técnicas de SEO para pequenos negócios é o caminho para construir e fortalecer a imagem da marca no ambiente digital. Inclusive, tais ações podem ser complementares ao processo de como funciona o Facebook Ads, sendo ainda mais efetivas.

Estratégias de SEO para pequenas empresas

A criação de estratégias eficientes de SEO são formas de ter excelentes resultados. As dicas mais utilizadas consistem em:

  1. Desenvolvimento de anúncios

Criar campanhas para destacar os seus produtos e serviços possibilita gerar interesse no público e conseguir ganhos interessantes, seja de tráfego orgânico ou pago.

O Google Ads, por exemplo, é uma ótima ferramenta que promove bons resultados, graças aos diversos formatos de anúncios que podem ser criados, além de ser uma plataforma simples e intuitiva. 

Sendo assim, entender como anunciar no Google Ads é o modo de fortalecer o seu negócio gastando pouco.

  1. Faça o planejamento e a estruturação do seu site

A organização das páginas do website é importante para garantir um conteúdo de qualidade e o uso das palavras-chave corretas, conforme o segmento do seu negócio. 

Com o planejamento, os profissionais podem executar o SEO On Page com mais facilidade. É no processo de criação do plano e estrutura do site que o domínio é escolhido.

  1. Conteúdo de relevância

O SEO pode ser um excelente complemento para o Marketing de Conteúdo. Nos motores de busca o conteúdo é um fator-chave para oferecer as melhores respostas para as pesquisas dos usuários.

Deste modo, elabore materiais de excelência, com diferentes formatos e que sejam completos para posicionar e chamar a atenção da persona do seu negócio.

  1. Experiência dos usuários

A experiência é um detalhe importante nos motores de busca. 

Deste modo, pensar na UX é fundamental para a otimização do site e melhorar o modo como o cliente vê o seu trabalho.

  1. SEO nas Redes Sociais

As redes sociais são muito importantes nas estratégias de marketing e o SEO pode ser um grande aliado para o sucesso dos negócios. 

O Instagram e o Facebook, por exemplo, são as redes mais utilizadas pelos usuários e são excelentes espaços para alcançar e se comunicar com a audiência.

Criar conteúdos criativos nestas plataformas são maneiras de aumentar a autoridade da marca e estender o alcance com os potenciais clientes.

Assim, entender como funciona o Facebook Ads, ferramenta de criação de anúncios pagos para a rede social, é outro diferencial para aumentar o sucesso das pequenas empresas.

O Instagram Ads é outra plataforma muito utilizada para veicular anúncios pagos na rede social, seja em posts no feed ou nos stories, graças à eficiência e notoriedade que possui e com as estratégias de SEO podem ajudar a aumentar a gama de clientes do negócio.

Deste modo, ao conciliar as ações de SEO com boas campanhas que considerem esses aspectos, possibilitam melhorar o alcance do negócio e alcançar o sucesso de forma mais qualitativa e sustentável.