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Releases Jornalísticos: Fatores de Ranking

Fatores Off Page – Releases Jornalísticos Backlinks nas grandes mídias – em sites de jornais, revistas, etc – são estratégias de otimização de sites extremamente cobiçadas por conta de seu alto impacto no posicionamento dos mecanismos de busca, além do enorme potencial de atração de tráfego e visibilidade, uma vez que se tratam de citações em veículos com grande número de acessos.

Essas estratégias são desenvolvidas pelas assessorias de imprensa, que são empresas / equipes que facilitam a relação entre um negócio e a mídia pela geração de conteúdo relacionado. Geralmente elas são formadas por jornalistas especialistas na área e com experiência em veículos de comunicação. O papel dessas equipes é conquistar espaço editorial na mídia sem recorrer a custos de publicidade. Confira o que o Cyber Impulso trouxe pra você.

Quais são os benefícios de se linkar releases jornalísticos?

o trabalho de releases jornalísticos
Como os releases jornalísticos impactam no posicionamento do seu site

Conseguir um espaço em um veículo de comunicação em massa, como os portais Terra, G1, Exame, Uol, etc. pode representar um grande salto para a otimização de sites por diversos fatores, como:

• Backlinks em veículos de comunicação refletem grande importância no posicionamento de um site nos resultados de pesquisas, pois são considerados como backlinks de credibilidade e peso.
• Os grandes veículos de comunicação conseguem alcançar uma quantidade gigantesca de pessoas, logo, referências nesses veículos oferecem grande visibilidade ao site em questão e, consequentemente, grande aumento na quantidade de acessos.
• A referência feita por uma mídia social sólida transfere a própria credibilidade para o site de destino, possibilitando a construção da imagem de uma empresa confiável e digna de ser acessada.

Dessa forma, ter um release jornalístico, ou seja, um conteúdo positivo publicado em um importante veículo de comunicação é o caminho para qualquer empresa que deseja ser vista: Para empresas menores e novas no mercado, representa uma grande visibilidade e a possibilidade de construir uma imagem sólida e positiva de si; para empresas grandes ou já estabelecidas, é uma oportunidade ímpar de manter sua posição e boa reputação na mídia, sobressaindo-se dos concorrentes. Por isso, o release em veículos de comunicação pode ser uma grande ferramenta offpage de SEO

Como construir um release de sucesso

Para que seja de qualidade e sucesso, o release deve ser planejado meticulosamente pela assessoria de imprensa, indispensável nesse momento, de modo a criar um conteúdo atrativo, envolvente e engajado e que apresente novidades ao leitor, despertando o seu interesse.

Todas as estratégias de uma consultoria SEO são utilizadas na produção de um conteúdo forte e viral, que, a partir do impulso gerado por uma publicação em grandes portais, o site consiga se manter em alta visibilidade.

• Observar o público-alvo: A escolha de uma mídia social para publicação de um release jornalístico deve ser feita levando em conta o público que a acessa, de forma que os leitores sejam potenciais interessados naquilo que o site tem a lhes oferecer e, da mesma forma, o release deve ser construído numa linguagem que se adapte a esses leitores.
• Urgência temporal: Além de ser interessante, um release de sucesso deve possuir ganchos com a realidade onde estiver inserido, pontos esses que darão uma noção de temporalidade ao texto e urgência de publicação, afinal, é muito mais provável que um veículo escolha publicar um conteúdo “do momento” do que outro que pode ser publicado em um mês ou dois. Esses ganchos darão ao release uma noção de urgência para publicação. Observe as tendências culturais que estão em voga ou acontecimentos marcantes e faça referências a elas. Assim, o release, além de ter urgência de publicação, fará muito mais sentido ao público, que o lerá dentro de um contexto próprio do cotidiano, fornecendo mais elementos de auto identificação.
• Título Atraente: Além do nexo com os assuntos do momento, o release precisa ter um título chamativo e desperte no público o desejo de lê-lo. Para esses conteúdos virais a criatividade da produção pode contar muitos pontos a favor, e ela não se limita apenas ao título, pois, mesmo durante e após o término da leitura, o interesse em descobrir mais sobre a empresa (e acessar o site), ou de compartilhar a informação lida deve se manter forte no leitor.

Agora que você sabe da importância dos Releases Jornalísticos, deixe seu comentário!