Backlinks: A Importância das Referências
Índice presente neste artigo:
Fatores Off Page – Backlinks: Saiba mais detalhes aqui pela Cyber Impulso.
1- O que são Backlinks?
Os Backlinks também são conhecidos como links de entrada e Inbound Links e representam recursos essenciais na otimização de sites. Um backlink é qualquer ligação recebida por um site através de linkagem, isto é, são os links presentes em outros sites que, de alguma maneira, conduzem os visitantes para outra página.
2- Qual a importância dos Backlinks para um site?
Outrora já fora considerada a ferramenta mais importante na otimização de sites dentro de uma consultoria SEO. Seu valor se dá pelos dois efeitos que ele pode causar em um site, que são:
1. Conduzir o tráfego para um site;
2. Melhorar o posicionamento deste nos motores de busca.
Primeiramente, se um site é mencionado no conteúdo de outro, é bastante provável que seus leitores acessem o link indicado e que esses se interessem pelo conteúdo da nova página – o que leva a um aumento no tráfego e na qualidade dos acessos do destino.
Dessa forma, em segunda instância, quando uma página faz linkagem para outro site, essa condição funciona como uma espécie de voto de credibilidade ao site de destino, uma vez que, se ele está sendo referenciado, significa que oferece um conteúdo de qualidade. Portanto, o número de backlinks é uma indicação da popularidade ou importância desse site ou página – e este é um dos fatores considerados pelo Google para determinar o ranqueamento de uma página web.
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A essa altura, pode-se imaginar que, para aumentar a popularidade de um site, basta que ele tenha diversos backlinks. Porém, para que esses indicadores sejam de fato reconhecidos como relevantes, não é suficiente que apenas existam, mas que as referências sejam feitas por páginas que de fato se relacionem com o conteúdo indicado.
Do contrário, os links não são reconhecidos e pode gerar punições quanto a seu posicionamento nos sites de busca. Além de extremamente importantes, os backlinks também fazem parte de técnicas de otimização de sites mais elaboradas.
3- Quais são os tipos de Backlinks e suas diferenças?
Há dois tipos de backlinks, chamados Dofollow e Nofollow. As diferenças entre esses backlinks se dá em sua configuração para que sejam identificados pelos motores de busca de formas diferentes.
3.1 – DoFollow – Essa configuração indica aos buscadores que o link em questão deve ser indexado, indicando que o site que o recebe deve ser acessado. Essa indicação implica que o link apresenta um conteúdo de qualidade e está relacionado ao site indicador.
3.2 – NoFollow – A utilização dessa configuração na estrutura dos links indica aos buscadores que o link em questão não deve ser indexado. Significa que o backlink nofollow não tem relevância (ou crédito) ao conteúdo apresentado na página e, por isso, sua linkagem não deve ser considerada pelos motores de busca.
Um exemplo da utilização de recursos nofollow são os links contidos em fóruns. Blogs como WordPress e Fóruns como o Yahoo resposta adicionam o atributo nofollow automaticamente a todos os links postados nos comentários.
4- Texto Âncora – Keywords no backlink
Outro fator de importância para a criação de um backlink efetivo é o uso das keywords. E são elas que irão indicar o conteúdo do site indicador do link e relacioná-lo a página de destino. O texto clicável que compõe o link é chamado Texto Âncora e nele devem conter as palavras-chave que melhor definem o site para onde deseja redirecionar.
Como crivo para a construção dos textos âncora, o Google utiliza-se de recursos que determinam se os backlinks de um site são ou não relevantes. Se um site contiver em mais de 50% de seus backlinks as palavras-chave de correspondência ampla ou palavra exata relacionada ao título da página indicada, provavelmente essa página será considerada como baixa credibilidade e penalizada no posicionamento Google.
Por exemplo: Uma loja virtual de calçados masculinos que tiver como título: “Calçados Masculinos Nike” tiver em mais de 50% dos textos âncora exatamente essas palavras-chave, possivelmente acionará o “alerta vermelho” do Google e perderá posições. Uma possível solução da otimização de sites para a situação dessa loja virtual consistiria na variação das palavras-chave dos textos âncora: “Sapatos Masculinos”; “Sapatos Nike”; “Calçados esportivos”; dentre outras possíveis.
Observação: Não é possível controlar todos os backlinks que um site recebe, dessa forma, na otimização de site, quanto mais a própria construção da Url contiver palavras-chave relacionadas ao conteúdo do site, maior será a tendência de outras páginas indicarem o site utilizando palavras-chave relacionadas ao conteúdo.
Ao realizar a otimização de um site, é preciso ter cuidado com a inserção de backlinks de modo que eles não sejam descreditados por distâncias de conteúdos de suas keywords nem deixem de ser indexados ao se encontrarem em estruturas nofollow.
5- Onde conseguir backlinks?
Para se conseguir backlinks, é preciso que seu site seja citado e linkado por outras páginas relacionadas ao seu conteúdo. Como já mencionado, a utilização de links em fóruns e comentários de blogs viria a ser um esforço em vão, uma vez que essas plataformas já classificam os links como Nofollow automaticamente.
Também não compensa a compra de backlinks, já que o histórico de evolução de um site é levado em consideração: uma página que em um curto período de tempo ganha uma explosão de backlinks não é considerada relevante pelos buscadores, que interpretam esse acréscimo repentino como uma mudança não natural. Por outro lado, há algumas formas de SEO eficientes de se conseguir backlinks em curto prazo. Pode-se citar:
5.1- Diretórios de Artigos
Os diretórios de blogs são páginas onde ficam agrupados vários sites, alguns separados por nicho, outros variados. Esses diretórios são uma ótima oportunidade de se conseguir backlinks de maneira fácil e consistente. Existem milhares de diretórios, e por isso, devem-se escolher os diretórios que sejam mais interessantes para o site, principalmente, por duas razões: 1ª – aumentar a relevância em selecionar diretórios de conteúdos relacionados e 2ª evitar a probabilidade de sua página ser penalizada pelo Google pelo aumento repentino de submissões. Um excelente diretório a se selecionar é o DMOZ.
5.2- Postagens em Blogs
Uma excelente maneira de se obter backlinks é através das postagens em blogs. Um caminho pra isso é através dos chamados Guest Posts, que são artigos escritos por si para outros sites, de forma gratuita. Assim, você poderá contribuir para o conteúdo de um blog e, ao mesmo tempo, adicionar o link que direcione para o seu site em um blog, funcionando como um investimento.
5.3- Assinaturas em Fóruns
Mesmo que os links em fóruns normalmente não sejam classificados como Dofollow, existe uma vantagem em se adicionar o link de um site na assinatura do fórum: visibilidade.
Dessa maneira, mais pessoas irão visualizar o link, aumentando a probabilidade de ele ser acessado e referenciado em outras páginas. Porém, essa alternativa necessita que você seja proativo na participação em fóruns, escolhendo aqueles cujos temas se relacionam com o conteúdo do site, pois será onde se concentrará as pessoas que potencialmente se interessarão pelo conteúdo do site.