SEO

SEO na era da pesquisa por voz

Nova tendência nas buscas por voz aponta necessidade de adaptar estratégia de conteúdo

As pesquisas por voz estão em pleno crescimento nos resultados de busca. Usar comando de voz para fazer pesquisas com a ajuda de assistentes virtuais, como a Alexa, da Amazon, e a Siri, da Apple, está cada dia mais comum. Um levantamento realizado pela Ilumeo Data Science Company mostrou que 91% das pessoas utilizaram assistentes virtuais por voz em smartphones em 2022, e que 25% desses indivíduos usam-nas todos os dias. 

Desse modo, em novos projetos de SEO, é preciso considerar as pesquisas por voz em sua estratégia de conteúdo. As buscas por voz começaram a se popularizar com a assistente virtual nativa de smartphones, mas hoje elas já se fazem presentes até em buscas realizadas em computadores. 

O que é a pesquisa por voz? 

A pesquisa por voz é a busca realizada com o uso da fala. Por meio do desktop, do smartphone, do tablet ou de outros dispositivos que tenham um assistente de voz, como a Alexa e o Google Assistente, é possível realizar pesquisas por voz. Essa possibilidade abre uma nova forma de interação entre os seres humanos e a IA (inteligência artificial). 

Antes da implementação das pesquisas por voz, os usuários tinham que usar comandos de digitação para buscar o conteúdo desejado. Com a interação por meio da fala, as buscas ficaram mais conversacionais, permitindo aos usuários terem interações mais humanizadas para tirar dúvidas. 

Por que as pesquisas por voz são tão importantes nas pesquisas de SEO? 

As buscas por voz são uma das principais tendências do SEO nos últimos anos. O crescimento desse modelo de interação e pesquisa se mostra como uma possibilidade de interação mais precisa e que deve se tornar cada vez mais popular nas pesquisas realizadas na internet. 

A tendência de pesquisa por voz se alia a outra que já virou realidade no SEO, o crescimento das pesquisas mobile com o uso de dispositivos móveis, como smartphones e tablets. 

A pesquisa State of Search Brasil 2, produzida pela agência Hedgehog Digital em parceria com a Opinion Box, apontou que quase 30% dos usuários de computadores usavam texto ou voz para pesquisa na internet, sendo que 2% deles utilizavam apenas voz em 2021. 

Os números na experiência mobile são mais representativos. Nesse sentido, a pesquisa mostra que 42% dos usuários de dispositivos móveis utilizam pesquisa por voz ou texto, sendo que 5% deles o fazem apenas por voz. 

Apesar de tímidos e de as buscar por texto ainda dominarem, as pesquisas por voz têm tido um crescimento consistente nos últimos anos, tornando-se cada vez mais relevantes para profissionais de marketing e SEO. 

Como otimizar SEO para pesquisas por voz? 

Como não há uma configuração específica para pesquisas por voz, o SEO precisa se adaptar ao comportamento dos usuários, entendendo quais são as intenções por trás das buscas por voz. Separamos algumas dicas para te ajudar a otimizar o seu conteúdo e SEO para pesquisas por voz:

Construa conteúdos que respondam às principais dúvidas dos usuários 

Geralmente, em pesquisas por voz, os usuários usam frases em forma de pergunta. Então, uma ação bastante eficaz para SEO é criar títulos baseados em perguntas e usar tópicos H2 e H3 do texto para responder outras perguntas relacionadas sobre o tema. Isso pode ajudar a otimizar o ranqueamento nas pesquisas por voz. 

Dê uma atenção maior a palavras-chave de cauda longa no seu planejamento

Ao formular perguntas, os usuários costumam utilizar frases mais longas. Com isso, uma boa dica para SEO é começar a pensar em uma estratégia para identificar e criar conteúdo para palavras-chave de cauda longa, que são termos mais longos e específicos com menor volume de buscas, mas bom potencial de conversão. 

Use um tom mais conversacional nos artigos 

A essência das pesquisas por voz é gerar uma conversa entre pessoas e máquinas. Assim, usar um tom mais conversacional nos seus artigos pode tornar o conteúdo mais efetivo nas pesquisas por voz, gerando uma experiência de leitura mais proveitosa para os usuários. 

Otimize seu conteúdo para os featured snippets 

Os featured snippets são respostas curtas que aparecem no topo dos resultados do Google. Sabe a sessão “As pessoas também perguntam”? Esse é o featured snippets. E dentro da estratégia de SEO é possível otimizar conteúdo para featured snippets. Para isso, inclua tópicos H2 e H3 nos artigos com respostas objetivas. 

A expectativa é que as pesquisas por voz sigam em crescimento na internet. Com isso, os profissionais de SEO precisam se adaptar às principais tendências. Então, siga as nossas dicas e entenda as mudanças mais importantes trazidas pelas buscas por voz para adaptar suas estratégias e ter um conteúdo relevante para esse tipo de pesquisa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *