Marketing Digital

Conteúdo Viral: Fator de Ranqueamento

Conteúdo Viral | Marketing Viral pode ser definido como um conjunto de técnicas de marketing que se utilizam das redes sociais para produzir resultados de alcance exponencial, em processos e escalas semelhantes a uma epidemia. A origem desse termo se deu a partir da lógica epidemiológica de contaminação por vírus, em que, se uma pessoa suscetível é infectada, poderá contaminar outras pessoas suscetíveis, infectando-as também.

Dessa maneira a prática surgiu primeiramente através dos serviços de e-mail, em que, ao receber uma publicidade, uma pessoa suscetível ao conteúdo da mensagem a enviaria a outros usuários que, por sua vez, enviarão a outras pessoas, formando uma cadeia de pessoas expostas ao conteúdo enviado.

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Hoje, o marketing viral é feito principalmente nas redes sociais, num circuito em que as pessoas compartilham conteúdos interessantes a toda a sua rede de contatos. Além de textos, os conteúdos virais também costumam aparecer em forma de animações e jogos em flash, videoclipes e imagens.

Por não se limitar a um repasse individualizado, a lógica de alcance do marketing viral, portanto, implica uma curva de crescimento exponencial de pessoas alcançadas e, por consequência, oferece a empresa um aumento grandioso de sua visibilidade. Saiba mais detalhes aqui pela Cyber Impulso

Qual é a importância de um Conteúdo viral para a otimização de sites?

 

marketing viral
A importância do conteúdo viral em uma estratégia de SEO

Alguns dados sobre o uso atual da internet podem esclarecer sobre a importância do conteúdo viral para a otimização de sites:
Cerca de 68% dos consumidores buscam empresas nas redes sociais antes de adquirirem um produto, ao passo em que 78% dos pequenos negócios utilizam essas mídias sociais para atrair clientes.Da mesma forma, mais de 90% das pessoas que assistem vídeos em dispositivos móveis, (smartphones, tablets) compartilham com seus amigos.

O marketing viral, dessa maneira, é um excelente recurso de obtenção de Backlinks para um site, uma vez que esse conteúdo atrairá uma série de pessoas que irão citá-lo em seus textos, seja em sites, seja pelas redes sociais.

Vantagens do Marketing Viral:

O marketing viral acresce grandes benefícios às estratégias de otimização de sites, ainda mais se levarmos em conta um trabalho de consultoria SEO:

• Baixo custo – se dá principalmente pelo fato de a empresa não precisar gastar com a veiculação de anúncios constante. É feito, no máximo, um investimento para lançar o conteúdo em algum blog ou site e, após isso, os compartilhamentos garantirão a visibilidade do conteúdo.
• Rápido retorno –Por ser um recurso difundido de forma exponencial, logo alcançará uma grande quantidade de consumidores.
• Aumento de Backlinks> Credibilidade > Posicionamento – o próprio método de indução ao compartilhamento cria um ambiente favorável para que o conteúdo seja citado por outras páginas, aumentando a credibilidade do site nas classificações do Google e, consequentemente, o seu posicionamento nas páginas de resultados.

Como conseguir backlinks através do marketing viral

O próprio efeito direto do marketing viral consiste no aumento dos backlinks de um site.Uma vez que, se um conteúdo é capaz de despertar a comoção e o engajamento das pessoas, ele será citado e referenciado por elas – fazendo desta uma ferramenta de otimização de sites valiosa. Basicamente o marketing viral faz com que os próprios consumidores sejam propagandistas de um conteúdo.

Existe uma tendência muito grande de os consumidores se interessarem e compartilharem mais conteúdos que não são difundidos pela mídia comum, mas por blogs amadores. Assim, uma forma de se lançar um conteúdo com potencial viral na rede é patrocinar algum blog relacionado ao tema do link para publicar esse conteúdo.

Como criar um conteúdo viral?

Uma vez que um conteúdo depende do compartilhamento das pessoas alcançadas para se tornar viral, pode-se perceber que nem todo marketing lançado em redes sociais consegue cumprir esse objetivo. Os conteúdos, que geralmente vem sob a imagem de postagens amadoras, precisam despertar interesse e desejo do público destinado. E, por isso, algumas regras são fundamentais para se formular uma campanha com potencial para se tornar viral:

Conteúdo de qualidade: Alguns estudos indicam que cerca de 46% das empresas consideram criar um conteúdo atraente uma tarefa difícil. Essa porcentagem pode mostrar um pouco da dificuldade que as equipes têm de confeccionar conteúdos de qualidade e atratividade para o público de suas campanhas, denotando que essa tarefa exige uma série de habilidades de escrita e edição.  Normalmente os textos no tamanho de aproximadamente 2.000 palavras tem se mostrado os maiores potenciais de viralização.

• Emoção:A possibilidade de compartilhamento está necessariamente ligada às emoções. Assim, um conteúdo viral, além de ser interessante, deve despertar emoções nos usuários. Uma pesquisa sobre o comportamento do usuário revela as emoções mais sentidas pelas pessoas compartilharem. Para elas, um conteúdo deve ser: engraçado/divertido, incrível, inacreditável, dramático, embaraçoso, útil, bonito/fofo, provocativo, reflexivo e/ou congruente com determinada visão de mundo. Logo, quanto mais útil, engraçada ou interessante uma informação for, maior será o valor social desta.

• Engajamento:Outra característica de um conteúdo viral é o seu potencial de envolvimento. Por mais emocionante que seja a informação, um texto viral deve ter um caráter de engajamento, de explorar as motivações do leitor e induzi-lo a compartilhar.
Atingir um público-alvo específico: Obviamente não se tem como controlar o alcance de um conteúdo viral, porém, as pessoas tem a necessidade de se identificar e se envolver com um conteúdo para que sintam o desejo de mostrá-lo a outros.

Logo, quando o conteúdo é lançado a um determinado grupo de pessoas, pode-se conseguir uma maior difusão em menos tempo.
Facilitar a interação entre usuários:Algumas plataformas, como o Twitter e o Facebook tem um sistema de interação bastante simplificado, que facilita a reação das pessoas a um conteúdo. Ao utilizar de meios que simplificam as interações, cria-se um ambiente favorável para o compartilhamento das informações.

Observadas essas regras, é possível executar estratégias de otimização de sites que irão aumentar exponencialmente a quantidade de backlinks de uma página de forma rápida e efetiva, sem que sejam necessários grandes investimentos financeiros ou de infraestrutura.

Backlinks esses que aumentarão a credibilidade de um site, sua quantidade de acessos e, consequentemente, o posicionamento deste na página de resultados do Google.