Confira o que é Buyer Persona e Como Criar uma Para Sua Estratégia de Marketing
Índice presente neste artigo:
O que é buyer persona?
A buyer persona é um perfil de comportamento, características e desejos detalhado do seu potencial cliente. A buyer persona estabelece o foco em determinados públicos-alvo que representam um nicho específico na sua estratégia de marketing.
A buyer persona pode ser criada a partir do uso do buyer persona worksheet, um modelo que sugere que você comece por uma simples lista de “Tipos de Pessoa”, ou seja, buyer personas.
Você depois expande esses tipos para gerar buyer personas reais e direcionadas a seus objetivos em marketing digital.
O buyer persona worksheet é diferente dos métodos convencionalmente usados para identificar as características das pessoas que representam seu cliente ideal. Devido a isso, as buyer personas estabelecem um foco mais profundo em mercados específicos.
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Benefícios de criar buyer persona para sua empresa
Quando suas buyer personas estiverem prontas, você terá uma visão clara dos comportamentos e motivações que levam essas pessoas a comprar da sua empresa.
Além disso, com personas reais, você poderá anunciar para esse grupo de pessoas no seu blog e redes sociais. Você também será capaz de direcionar sua estratégia de marketing para as prioridades do comprador ideal.
A partir daí, você não precisará mais adivinhar as necessidades dos consumidores e terá acesso a um catálogo completo sobre as características desses clientes-alvo específicos.
Com as buyer personas em mãos, sua empresa poderá:
– Desenvolver ou adicionar novos produtos e serviços.
– Criar conteúdo de marketing direcionado ao comprador ideal.
– Redirecionar toda a estratégia de marketing para os interesses do seu público alvo.
Ou seja, você saberá exatamente quem é seu cliente ideal e onde encontrá-los.
Logo, suas campanhas estarão focadas nos pontos fortes dos compradores individuais e, assim, seus clientes-alvo serão alcançados com maior facilidade.
Qual a diferença entre brand persona e buyer persona?
A buyer persona é o perfil desejado para um comprador ideal, enquanto a brand persona representa uma espécie de máscara que sua empresa usará como marca.
Por exemplo: enquanto buyer persona pode ser alguém que compra uma roupa para um jantar especial, a marca representada por buyer persona é Mary Kay®.
Portanto, buyer persona é um perfil do consumidor e brand persona é quem está na empresa.
Tudo isso sem considerar que cada buyer persona representa um grupo-alvo diferente da sua empresa. Por outro lado, todos os funcionários trabalham para uma única e mesma marca, independentemente de buyer personas.
A buyer persona é importante porque ela estabelece o foco nas necessidades específicas do cliente ideal da sua empresa. Enquanto isso, a brand persona terá mais o objetivo de deixar claro quem é a sua marca, o seu propósito, valores e objetivos.
Seus buyer personas serão seu principal “braço direito” para anunciar seus produtos e serviços para um público específico e direcionar a estratégia de marketing baseada em dados do comprador ideal de sua organização, segundo especialista Isael.
Por fim, quando você treina seus funcionários com uma buyer persona bem definida, cria uma visão ampla das características que os seus consumidores individualmente atribuem à sua marca.
Além disso, os treinamentos também são importantes para dar mais ênfase e responsabilidade às áreas de marketing na sua organização.
Como criar uma buyer persona?
Vamos dar uma olhada em alguns dos estágio de buyer persona:
# 1 – Comece por um perfil simples de “Tipos de Pessoa” e depois expanda seus buyer personas para torná-los reais.
# 2 – Especifique as características do comprador ideal, como idade, sexo, nível de instrução, ocupação etc.
# 3 – Analise os sites mais visitados por esse grupo e descubra sobre a atividade do usuário. Os padrões de comportamento na internet lhe darão insights sobre os buyer personas.
# 4 – Viajar para a casa do buyer persona e conhecer seus hábitos de consumo.
# 5 – Acompanhe as tendências de mercado no setor de interesse dos buyer personas. Esteja sempre em cima das novidades para poder falar com o buyer persona.
# 6 – Lembre-se: buyer persona não é uma lista de palavras chave, mas sim um grupo humano muito real com motivações familiares profundas.
Exemplos de buyer persona
Nós separamos para você alguns exemplos de buyer personas que podem ser úteis para sua estratégia de marketing digital:
– O freelancer ou pequeno empreendedor que não consegue ver a si mesmo no modelo tradicional de se trabalhar com um chefe e colegas, mas também não quer uma vida totalmente desestruturada.
– O influenciador digital com muitos contatos nas redes sociais, sempre atento às últimas tendências do universo digital e utilizador frequente dos serviços de alguma empresa na qual você deseja se relacionar.
– O profissional liberal, que busca conseguir mais tempo para criar e viver a vida que realmente deseja como freelancer ou pequeno empreendedor, mas também quer estabilidade financeira para si mesmo e sua família.
– A pessoa de negócios de alta renda, individualista e preocupada apenas consigo própria. São consumidores diferenciais com altos níveis de conhecimento sobre suas necessidades e expectativas.
– A mulher mãe coruja, caracterizada pelo seu minucioso cuidado com os filhos e sentimento de culpa por não conseguir estar presente em todos os momentos ou realizar tarefas domésticas perfeitas.
– O pai solteiro, sempre atento às crianças e tentando reconciliar a relação com a ex-mulher ou parceira. Também é um consumidor crítico sobre qualquer produto que deseje comprar para seus filhos.
– O homem de meia idade que está em busca de algo novo e deseja se reinventar para realizar suas metas de vida, mas também quer cuidar de sua saúde e preservar o peso ideal.
Com esses buyer persona exemplos você poderá criar buyer personas específicas para diferentes públicos-alvo em seu projeto de Marketing Digital.
E então, agora ficou claro a real importância de ter uma ou mais buyer personas desenhadas para suas estratégias de Marketing?
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