Marketing Digital

Por que e como apostar no growth marketing?

O growth marketing tem como foco o crescimento exponencial e pode trazer inúmeros benefícios para a sua empresa

Empresas que nasceram no digital já estão acostumadas com as técnicas modernas de marketing para crescimento exponencial. Essas técnicas são conhecidas como growth marketing.

De fato, o growth marketing apresenta-se como uma metodologia muito interessante para aumentar o tráfego de uma empresa na internet e conquistar mais clientes.

Sendo assim, uma empresa que saiba como se posicionar usando esse método será capaz de ter um crescimento muito acelerado, mesmo com pouco tempo de existência.

Mas, para isso, é preciso saber o que é e quais os benefícios desse tipo inovador de publicidade. Por isso, acompanhe o artigo até o fim para descobrir.

O que é growth marketing?

Growth marketing, também conhecido como marketing de crescimento, é um tipo de marketing com foco em crescer uma empresa de forma exponencial através da transformação de clientes em consumidores de longo prazo.

Para conseguir esse resultado, a técnica consiste não só em gerar mais vendas, mas em reter clientes e gerar uma receita recorrente.

Dentre os pilares do growth marketing, estão o crescimento de forma acelerada, a aquisição de clientes e a sua retenção.

Por isso, esse é um tipo de estratégia que está sendo cada vez mais usada pelas empresas e trazendo benefícios em suas vendas — justamente pelo seu potencial de crescimento.

Sendo assim, ela tem muita utilização em startups e outras empresas que começam pequenas, mas querem acelerar rapidamente os seus ganhos e crescer.

Diferença entre marketing tradicional e growth marketing

Existem diferenças da abordagem do growth marketing para a abordagem do marketing mais tradicional que podem ser vistas rapidamente por profissionais da área.

Em primeiro lugar, o marketing como o conhecemos tem como objetivo aumentar o conhecimento da marca e trazer vendas através de práticas já bem estabelecidas no mercado.

Além disso, o marketing tradicional costuma usar apenas plataformas mais conhecidas, como TVs, jornais e revistas, rádios e outros.

Ainda que muitas marcas já se posicionem na internet, elas ainda têm práticas de marketing mais antigas, com um foco menor no crescimento e um destaque maior para aumentar o conhecimento sobre seus produtos.

Por outro lado, o growth marketing tem o objetivo de gerar um crescimento exponencial na empresa, fazendo, para isso, diversas hipóteses e testes.

Muitas marcas nascidas no digital já estão acostumadas com essa modalidade de publicidade, que consiste em ações diferentes do marketing comum.

Quais as vantagens do growth marketing?

O growth marketing traz muitas vantagens para as empresas que o colocam em prática. Em primeiro lugar, é possível crescer o negócio de forma consistente e gerar previsibilidade.

Em segundo lugar, isso ajuda a transformar as interações online, como likes, compartilhamentos e comentários, em um relacionamento de longo prazo capaz de gerar receita para a empresa.

Além disso, com esse tipo de publicidade, passa a ser possível conduzir novos clientes para a sua empresa, aumentando a receita com o tempo.

Por fim, torna-se possível manter o engajamento dos clientes, de forma que eles próprios passem a promover a sua marca de forma autônoma.

Como implementar growth marketing na sua empresa?

Implementar o growth marketing em uma empresa não é algo simples e requer muito planejamento. No entanto, existem alguns passos muito comuns na maioria dos projetos.

Primeiramente, é preciso identificar o seu público-alvo: o que eles querem, quais as suas dores, qual a sua faixa etária, os hábitos, o nível de escolaridade etc. É fundamental saber quem é o seu cliente para saber o que oferecer a ele.

Em segundo lugar, é preciso conhecê-los mais profundamente. Em troca de um presente online, eles podem responder suas pesquisas e trazer mais dados, que serão usados como base na formulação de seus produtos e serviços.

Além disso, é preciso saber em que redes você estará ativo. Cada uma tem um foco e, dependendo do nicho e do público-alvo, a rede irá mudar.

Assim, você deve buscar conteúdos apropriados para a sua base nas redes em que escolher, além de buscar uma interação através de descontos, eventos especiais e outros.

Por fim, é importantíssimo analisar as métricas da sua empresa constantemente. Assim você saberá como pode melhorar os seus resultados.