Marketing Digital

Por que investir em um blog?

O blog é um registro diário publicado na internet sobre um assunto organizado de maneira cronológica. Hoje em dia, ele faz parte das estratégias de marketing das empresas, por veicular os materiais criados com o Marketing de Conteúdo.

Assim sendo, o blog se torna mais um canal de comunicação entre a marca e sua audiência, sendo fundamental para expandir o conhecimento do público sobre um produto ou serviço.

Neste artigo,vamos explicar a importância do blog para as empresas, os benefícios que ele pode trazer para seu negócio e saber qual é a diferença entre essa plataforma e o site institucional.

Importância do blog

O blog é importante para a empresa porque é fácil de criar e colocar no ar. Você tem total liberdade para abordar os assuntos que precisa e com isso mostrar um pouco mais sobre sua autoridade no assunto.

Ao fazer isso, os clientes vão perceber que a empresa domina o que faz e passam a confiar mais nela. Tenha em mente que as pessoas buscam informação o tempo todo e por meio do blog, sua marca consegue satisfazer essa necessidade.

Também é assim que um fabricante de portão de alumínio com vidro será facilmente encontrado pelas pessoas na web e consequentemente conseguirá atrair mais vendas.

A corporação poderá interagir com os clientes, além de oferecer conteúdos exclusivos e informações valiosas para o cotidiano deles.

Benefícios do blog

Esse canal traz muitos benefícios para as empresas que investem nele e dentre aquelas que mais se destacam estão:

  • Atrair tráfego orgânico;
  • Direcionar a audiência;
  • Tornar a marca referência;
  • Melhorar o relacionamento com os clientes.

O blog é uma das melhores plataformas para atrair tráfego orgânico, pois as estratégias de SEO são ótimas para esse canal.

Por meio do uso de palavras-chave adequadas, categorias e tópicos fica mais fácil aparecer entre os primeiros resultados no Google e atrair visitantes espontaneamente.

Um centro auto elétrico pode criar conteúdos relevantes para seu público e divulgá-los na internet. Isso ajuda a atrair pessoas dos motores de busca e ainda direciona os usuários para outras plataformas, como as redes sociais.

Conteúdos aprofundados são excelentes para agregar valor ao público e transformam a empresa em referência naquilo que faz. Por isso, quanto mais conteúdos seu negócio produzir, mais as pessoas vão enxergá-lo como uma autoridade.

Por fim, o blog ajuda a estabelecer uma relação direta com as pessoas, conectando-as com a marca por meio de um relacionamento duradouro.

Juntamente com outras estratégias de Inbound Marketing, fica ainda mais fácil estreitar a relação com o público e incluí-lo na jornada de compra.

Tenha em mente que quando a audiência está satisfeita com a qualidade do material oferecido, por exemplo, por um fabricante de mesa saarinen canto, vai disseminá-lo para outras pessoas.

Nesse contexto, o blog deve contar com opções de compartilhamento nas redes sociais, liberando espaço para comentários e possibilitando que o leitor interaja com as publicações.

Diferença entre blog e site

Algumas pessoas confundem blog e site, mas eles não são iguais. Uma das diferenças entre eles é o intervalo de atualizações. No site, elas só acontecem caso ocorra uma alteração na solução, por isso, as mudanças não são constantes.

O blog, por sua vez, precisa ser atualizado constantemente para manter os leitores sempre informados sobre assuntos do interesse deles.

Quanto ao estilo de comunicação, no site de um fabricante de cuba dupla para triturados, ela precisa ser mais institucional, falando sobre a empresa, seus valores e missão, além de apresentar os produtos e serviços oferecidos.

No blog, por sua vez, o ideal é que a comunicação seja mais leve, como se fosse uma conversa entre a companhia e seus leitores, sempre entregando informações completas e relevantes.

Por fim, o site é ideal para apresentar a ideia da empresa e seu portfólio, por isso, possui páginas para contato e vendas.

Quanto ao blog, é mais voltado para que a companhia possa falar sobre outros assuntos e até mesmo se posicionar diante de algumas situações.

Considerações finais

O blog é um canal indispensável para as empresas hoje em dia, devido à importância de investir em Marketing de Conteúdo. É nesse canal que a organização vai compartilhar materiais voltados aos interesses de sua audiência.

Se você quiser que seu negócio cresça e conquiste reconhecimento por parte dos consumidores é necessário investir em um blog para estabelecer uma boa relação com o público e aproveitar todos os benefícios desse canal.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.