Marketing Digital

O que é redesign e quando fazer?

Um dos maiores objetivos das pessoas que se arriscam no mundo do empreendedorismo é alcançar o sucesso com a sua marca. Isso porque é graças a ela que os clientes terão o seu primeiro contato com os valores, estratégias e posicionamento da sua empresa.

De forma simples, podemos dizer que a marca é o DNA de uma empresa, ou seja, ela pode ser a responsável por despertar o interesse dos consumidores em seu produto, atrair a sua atenção e fazer com que ele se fidelize ao seu negócio. No entanto, às vezes é necessário fazer uma mudança para se adaptar à evolução e desenvolvimento da sociedade.

Nessa seara, surge o redesign de marca. Mas você sabe o que é redesign?

De forma simples, podemos dizer que se trata de uma mudança no logotipo da sua empresa. Isso acontece porque a identidade visual desempenha grande importância na hora da apresentação e comunicação de sua marca. Logo, elementos como cores, ícones, tipografia, gráficos e muito mais, são capazes de demonstrar quais são os objetivos da sua empresa. Sendo assim, o redesign da marca pode ser usado em inúmeras situações que mencionaremos ao longo do presente texto. Portanto, para ficar por dentro de todas essas informações, continue lendo o texto abaixo e saiba mais.

O que é redesign?

redesign

Como já explicado de forma incipiente no tópico anterior, o redesign nada mais é do que uma estratégia utilizada pelas empresas na hora de se comunicar com o público através da sua marca, de modo a buscar um posicionamento melhor no mercado. Para isso, elas costumam reformular o seu logo. Assim, podem realizar grandes mudanças ou mesmo algumas mais simples, feitas apenas para modernizar o seu logotipo.

Inicialmente, o objetivo por trás dessa mudança é alterar a forma como as pessoas enxergam a marca. Isso porque de nada adianta que ela venda produtos ou serviços de qualidade, mas, em simultâneo, não consiga atingir os possíveis clientes, ou mesmo que consiga atingir, mas sem se preocupar com a identidade visual ao longo do tempo, fazendo com que ela se torne obsoleta e perca posições no mercado.

Por que fazer o redesign da marca?

Da mesma forma que os avanços na tecnologia mudaram a forma dos produtos e serviços serem vendidos na internet pelas empresas, também mudou o jeito como elas se comunicam com seus clientes. Atualmente, vivemos em uma sociedade onde a comunicação visual é o fator decisivo para o reconhecimento ou não de uma marca. Por isso, atualizar a identidade visual com um redesign é fundamental para atingir novos públicos.

Além de mudar seu público, você também precisa determinar se os produtos ou serviços que sua empresa oferece também mudaram ao longo do tempo. Isso pode significar redesenhar marcas para agregar valor por meio de tendências de design que estão constantemente mudando e redefinindo as percepções do consumidor.

Por exemplo, quando um cliente visita o site da sua empresa, ele tenta encontrar as informações que precisa da forma mais intuitiva, o excesso ou a falta de informações podem prejudicar a experiência do usuário. Portanto, é necessário fazer um reposicionamento da sua identidade visual em todas as plataformas digitais, assim como buscar entender o comportamento dos consumidores nesses ambientes.

Quando devo fazer o redesign da minha marca?

Sabemos que uma hora ou outra você terá que fazer o redesign da sua marca. Logo, será necessário fazer um investimento nessa renovação, de modo a trazer um novo posicionamento e fazer com que ela volte a ser referência no segmento.

Mas para isso, você deve se atentar ao momento correto, evitando assim desperdiçar valores que seriam melhor aproveitados em outros segmentos, bem como a perda de clientes.

Para saber o momento correto, você deve enxergar a necessidade da mudança. Geralmente isso ocorre quando o público-alvo do seu negócio muda. Isso porque é comum que haja uma mudança na forma de consumir os produtos, ou seja, as pessoas que consumiam há 5 anos passam a ter novos hábitos hoje, se tornando um pouco mais exigentes ou mais flexíveis. Isso desempenha grande importância na hora de decidir pelo redesign. 

Principais motivos para fazer um redesign da marca

Em primeiro lugar, um dos principais motivos que levam ao redesign da marca é a mudança ocorrida no público alvo. Isso porque algumas empresas surgem com um determinado objetivo, mas ao longo do tempo acabam mudando ou mesmo expandindo o seu ramo de atuação.

Dessa forma, o logo que foi pensado anteriormente deixa de ser útil e se torna irrelevante, tendo em vista que não é mais capaz de expressar a essência da marca.

Em segundo lugar, as técnicas utilizadas na criação do logotipo se tornam ultrapassadas. Isso porque existem técnicas que são consideradas atemporais, enquanto outras perdem a sua essência ao longo do tempo. Logo, surge a necessidade latente de realizar um redesign da marca, de modo a aprimorá-la e melhorar a sua comunicação.

Em terceiro lugar, temos a melhora no posicionamento da empresa no mercado. Isso porque, como dito ao longo do texto, o logotipo de uma empresa possui grande importância, principalmente na hora de se comunicar com os clientes e interessados nos seus produtos e serviços.

Logo, quando a marca se torna obsoleta, a empresa começa a perder posicionamento no mercado. Assim, o número de clientes também diminui. Daí se extrai a importância de fazer um redesign da marca para afastar a possibilidade de perder a sua clientela.

Portanto, temos que o redesign de marca é imprescindível para que qualquer empresa se mantenha competitiva no mercado, bem como melhore a comunicação com os clientes, aumentando a sua autoridade e melhorando o posicionamento. Tudo isso pode ser alcançado a partir da utilização dessa técnica.