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Como otimizar o perfil do Instagram 2022?

Se você está em busca de aumentar o engajamento da sua conta, ganhar mais seguidores ou visualizações no reels, a primeira estratégia a ser posta em prática é otimizar o perfil do Instagram 2022.

É isso mesmo que você leu: é preciso ter o seu perfil totalmente otimizado antes de começar a criar conteúdos.

Isso porque, pouco importa a qualidade das suas publicações ou o nível de conhecimento que você tem no seu nicho se as pessoas não chegam até a sua conta.

Assim como acontece com as páginas da internet, existem também estratégias de SEO para Instagram e elas devem ser utilizadas para desbloquear o potencial do seu perfil.

Quando colocadas em prática, elas facilitam para que os usuários cheguem até a sua marca, ou seja, você consegue captar a atenção do público alvo.

Mas afinal, é realmente necessário otimizar o perfil Instagram 2022 e por onde começar? Abaixo vamos sanar todas as dúvidas!

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Por que otimizar o perfil do Instagram 2022?

O Instagram hoje é uma das maiores redes sociais utilizadas pelos brasileiros e conta com mais de 1 milhão de perfis ativos.

Assim como você digita no Google para sanar alguma dúvida ou buscar uma informação, as pessoas fazem uso do Instagram para encontrar perfis que estejam publicando conteúdos que sejam do interesse delas.

No entanto, essa rede social tem milhões de usuários.

Logo, ser encontrado não é uma tarefa tão simples, mas é possível a partir do momento que você passa a otimizar o perfil do Instagram 2022.

Então, a importância dessa otimização é exatamente isso, pois possibilita que você seja encontrado pelo seu público alvo com maior facilidade por lá.

Além disso, ao colocar em prática as estratégias de SEO e otimização se torna possível ainda aparecer como sugestão para os usuários, ali na parte do explorar.

Como otimizar o perfil do Instagram 2022?

Otimizar o seu perfil é obrigatório para ter engajamento, mas por onde começar? Para te ajudar, separamos algumas dicas que fazem muita diferença. Confira abaixo!

Perfil e biografia

Vamos começar pelo básico da otimização, que é se atentar ao perfil e a biografia.

De início, não se esqueça de manter a sua conta aberta, pois não faz o menor sentido ter um perfil comercial privado, não é mesmo?

As pessoas precisam chegar até o seu perfil e devem ter interesse em acompanhar as suas publicações, mas isso só vai acontecer se elas forem fisgadas por um feed aberto, ok?

Então, a próxima etapa é o nome do usuário. O ideal é que ele seja simples, objetivo e que tenha relação com a sua empresa ou com seu nicho de trabalho.

Por exemplo, se você vende roupas usadas em um brechó online, é interessante que o nome “brechó” ou algo que remeta ao seu trabalho esteja presente.

Ao fazer a procura pelo termo na barra de pesquisa, os usuários vão chegar com mais facilidade até o seu perfil, uma vez que ele estará otimizado e pronto para ser encontrado.

Caso use o seu próprio nome, tente não enfeitar com números no seu login e busque deixar o mais próximo da realidade possível.

Após esses ajustes iniciais, é o momento de partir para a próxima etapa de como otimizar o perfil Instagram 2022 e ela envolve a atenção com a bio. A famosa biografia.

Assim como acontece com o seu nome de usuário, a biografia da sua conta precisa ser objetiva e simples, mas aqui o importante é mostrar a solução que você pode oferecer aos seus seguidores.

Caso queira, aproveite a biografia para acrescentar hashtags e não se esqueça de usar o espaço clicável com o link para o seu site, WhatsApp da empresa ou landing page, combinado?

Palavras-chave e hashtags

Com certeza você já deve estar cansado de saber da importância das palavras-chave dentro das publicações nas redes sociais, pois é um assunto que muito se fala.

No entanto, o que não se comenta é a importância de usar as palavras-chave também dentro do Instagram também.

Logo, essa falta de conhecimento faz com que os criadores de conteúdos percam tempo com legendas que nada agregam aos seus perfis.

Sabendo disso, para otimizar o perfil do Instagram 2022 é essencial que você pense em palavras-chave que tenha buscam e relação com seu perfil, marca ou nicho.

Outro detalhe aqui também são as hashtags, elas devem ser relevantes e precisam se fazer presente na sua legenda.

Contudo, não exagere, selecione as mais importantes.

Ao buscar por um hashtag no Instagram, o usuário consegue chegar até a sua conta com muito mais facilidade e caso o seu conteúdo faça sentido para ele, com certeza se sentirá à vontade para lhe acompanhar por lá.

Entretanto, como saber quais hashtags utilizar? É simples: acompanhe as tendências que estão surgindo nas redes sociais e pense como seus clientes, na maneira como eles fazem a busca no Instagram.

Para facilitar, existe uma série de aplicativos de hashtags que podem ajudar, como:

  • Magnif for Instagram;
  • TagBlender;
  • All Hashtag.

Capriche nas imagens para otimizar o perfil do Instagram 2022

O Instagram nasceu para ser uma rede social visual e essa finalidade pode até ter sido perdida aos longos anos. Porém, é inegável o quanto uma boa imagem faz diferença por lá.

Logo, é claro que o próprio Instagram e o seu algoritmo acabam valorizando aqueles perfis que se preocupam em publicar imagens em alta resolução, indicando no explorar e até mesmo na própria busca.

Sendo assim, fique de olho nas imagens. Não publique vídeos ou qualquer tipo de foto com baixa resolução.

Isso diminui seu engajamento e faz com que você acabe perdendo lugar para a concorrência.

Busque ter uma identidade visual já marcante. Se necessário, aposte nos aplicativos de fotos para fazer edições mais personalizadas.

Além de ser um fato de otimização, as imagens em alta qualidade geram mais engajamento e isso naturalmente melhora a entrega do seu conteúdo dentro do Instagram.

Adicione a localização

Outra dica muito importante de como otimizar o perfil do Instagram 2022 é adicionar a localização nas suas publicações.

Apesar de muitas contas não se atentam a esse detalhe, ele faz muita diferença no SEO, já que permite que os usuários dentro de uma mesma localidade consigam chegar até você mais facilmente.

Entretanto, não se esqueça novamente que precisa fazer sentido. Não adianta nada marcar a localização no Rio de Janeiro, se você só vende no interior da cidade, certo?

Sendo assim, se você trabalhar produtos apenas dentro de uma localização geográfica, essa estratégia vai potencializar seus resultados, fazendo com que o público saiba da existência do seu negócio.

Contudo, se o seu público não é delimitado geograficamente, como acontece com as vendas pela internet de forma geral, a localização acaba não sendo adequada.

Logo, é o que já citamos anteriormente, você deve pensar se faz sentido antes de colocar essa estratégia de otimização em prática.

Conclusão

Se você está em busca do seu lugar no Instagram e quer se tornar uma marca ou pessoa conhecida, a saída está na otimização do perfil para que seja encontrado com mais facilidade pelo público.

Além disso, é importante ainda fazer postagens de qualidade e que tragam conteúdos relevantes para os seguidores, aproveitando ao máximo as ferramentas do próprio Instagram.