SEO

Como funciona uma consultoria SEO

Como funciona uma consultoria SEO | Search Engine Optimization ou SEO são as práticas que visam melhorar o posicionamento de um site nos mecanismos de buscas. Com SEO é possível melhorar o desempenho de uma ou diversas páginas do seu site nos resultados dos sites de busca. Isso se dá, através de implementações de aspectos On Page ou internos e Off Page ou externos do site.

Na prática, por exemplo, a SEO funciona da seguinte maneira depois de implementada: Uma pessoa digita uma palavra ou uma frase no campo de busca do Google, por exemplo, e tem como resposta, os resultados relacionados àquela pesquisa.

O que faz com que duas páginas de um mesmo segmento apareçam primeiro que a outra nesses resultados de busca são as boas práticas da SEO implementadas de acordo com as normas de cada mecanismo de busca. Veja o que nosso site principal tem a dizer.

Por que investir em SEO?

Se considerarmos que, atualmente, antes de realizar uma compra, online ou não, grande parte das pessoas acessam a internet em busca de informações, opiniões, opções e etc, já podemos concluir o quanto pode ser importante a sua página aparecer para o usuário quando ele estiver pesquisando assuntos relacionados aos seus produtos ou à sua marca.

Outro ponto a ser considerado, são os estudos que mostram que resultados de pesquisas orgânicas, ou seja, que são exibidas gratuitamente, são objetos de maior confiança em relação aos resultados obtidos por anúncios pagos ou links patrocinados. Por fim é importante dizer que a SEO fomenta o crescimento natural e duradouro de um website.

Como é realizada uma consultoria SEO

passo a passo de uma processo de consultoria de seo
Veja na prática um processo de consultoria de SEO

Focado em definir estratégias para alcançar objetivos para o seu projeto, nosso serviço de gestão de SEO é essencial para a estratégia de marketing de busca para o seu site ou loja virtual. Nossa gestão de SEO é dividida em seis etapas: pesquisa, planejamento e estratégia, implementação, monitoramento, (re)avaliação e manutenção.

Nesse processo são definidas, testadas, implementadas e reavaliadas as ações e os recursos para atingir os objetivos. Confira abaixo alguns itens que fazem parte desse processo e solicite o seu orçamento.

1) SEO Onpage

Títulos das páginas

Um dos principais aspectos para os mecanismos de busca escolher uma página e então exibi-la em seus resultados é o título das páginas otimizados.

Meta description

A otimização das tags de descrição das páginas de um site é muito importante, pois elas são exibidas nas páginas de resultados dos sites de busca, são chamadas de snippets (ou pequeno texto abaixo do link de um site nas páginas dos sites de buscas). As Snippets são responsáveis por 40% da atenção do usuário no momento da busca e é a primeira informação que este usuário tem do site.

URLs

Otimizar as urls ou o caminho ou o endereço das páginas de um site se faz essencialmente necessário para auxiliar o usuário sobre qual página ele se encontra, tornando, dessa forma, a experiência de navegação mais agradável e mais fácil. Nesse recurso é possível trabalhar também as palavras-chave.

Sitemap

O sitemap é mais um item muito importante no trabalho da SEO, trata-se de um arquivo utilizado para melhorar o entendimento dos mecanismos de buscas quanto aos links do seu site, ajudando assim à indexação das páginas nas buscas.

2) Conteúdo

Pesquisa de keywords

O processo de pesquisa e análise das palavras-chave para uma campanha de SEO é a melhor maneira de saber que tipo e qual é a palavra mais adequada de acordo com os objetivos definidos.

É através desse processo que conhecemos a maneira como os usuários costumam fazer suas pesquisas e saber como eles abordas suas intenções de compra.

Publicação externa ao site

Os sites de buscas entendem que se um site faz referência a outro é porque tal assunto é importante. Nessa linha, criar conteúdos novos para serem publicados em sites de conteúdos ajudam muito na relevância. Mas lembre-se a qualidade é o principal objetivo. Mais valioso um link de um site importante e de um segmento relevante ao seu a 100 links de sites sem nenhuma importância ou relação com o seu negócio.

Artigos

Produzir artigos otimizados com assuntos relevantes aos usuários do site é uma eficaz forma de atribuir relevância para o site e também de fidelizar os visitantes, fazendo com que retornem em busca de mais informações que os interessem. Usuários estão constantemente pesquisando assuntos que o ajudem a tirar alguma dúvida ou os ensine algo sobre suas intenções de compra.

Guest Posts

Outra forma bem indicada para um site conseguir bons links, relevância, além de alcançar uma nova audiência, é publicar artigos em alguns blogs que tenham relação com o seu site.

Infográficos

Os infográficos são comunicações que transformam dados, números estatísticos em uma peça gráfica, com informações leve e de fácil interpretação. Esse tipo de comunicação é bem vindo para os Guest posts, artigos internos para o site, malas diretas, entre outros.

3) Link Building

Social bookmarks

Social bookmarks são formas simples e eficazes de difundir o conteúdo de um site e de obter novos links.

Badges e widgets

Os aplicativos do tipo badges e widgets são formas de adquirir backlinks e de atrair nova audiência para um site.

Blogs, fóruns e diretórios

Participar de fóruns e blogs ajudando e respondendo à questões são ótimas oportunidades de adquirir novos links e novos visitantes para um site.

4) Análise de concorrentes

Analisar os concorrentes, estudar suas estratégias, assim como suas forças e suas fraquezas para assim cruzar os dados e auxiliar na implementação e manutenção de novas estratégias de ação. Este item e de suma importância para a gestão o marketing de busca como um todo.

Agora que você sabe como funciona uma consultoria SEO, não perca o seu tempo e coloque seu site nas primeiras colocações.