Como fazer um lançamento de produto digital de sucesso?

O lançamento é uma das partes mais importantes de um processo de vendas, é a oportunidade perfeita de oferecer e mostrar para o cliente como o seu produto pode ser eficiente na resolução dos problemas dele. 

Dessa maneira, entenda como fazer um lançamento de sucesso.

O que é lançamento?

O lançamento é simplesmente um evento que encurta a distância entre a solução e a audiência que tem um problema.

Quando a audiência com algum problema vai para o evento, procurando uma solução, existe o empresário que tem um produto e que entrega um bom conteúdo, gerando assim,  uma pequena transformação.

Sendo assim, ele fará a conexão entre esses dois pólos.

Como todo bom evento, é necessário ter um pré, para gerar uma expectativa.

Existem algumas etapas para fazer com que o lançamento de um produto digital seja de sucesso. Entre elas:

  • Pesquisa;
  • Captação de leads;
  • CRM;
  • Pipeline de vendas;
  • Aquecimento. 

Essas são algumas das principais partes para fazer um lançamento de sucesso. O crm é fundamental para ajudar na aproximação dos clientes e manter um bom relacionamento, o que é essencial em toda estreia de produtos.

CRM

O CRM é uma ferramenta fundamental para todos os tipos de negócios. Através dela, você será capaz de construir uma base sólida de clientes, mantendo um relacionamento duradouro e lucrativo.

O que é CRM?

CRM é uma sigla usada para Customer Relationship Management, que significa gestão de relacionamento com o cliente.

Refere-se basicamente a um conjunto de práticas e estratégias de negócios e ferramentas focadas no relacionamento com o cliente.

Na prática, ele poderá melhorar muito as suas vendas, utilizando o crm vendas.

Tratar muito bem os clientes é sempre essencial para o negócio, até porque se a sua empresa não os tratar de maneira atenciosa, transparente e cuidadosa, o seu concorrente passará a tratar.

Quais são os principais objetivos do CRM?

Ele tem como objetivo definir estratégias de negócio a partir de práticas e tecnologias capazes de analisar a interação do cliente com a empresa, com o intuito de manter um relacionamento sólido.

É possível verificar o que o cliente está pesquisando no site, quais são os seus interesses. Com base nessas informações, poderá ser mais fácil chegar e oferecer um produto a ele.

Com a junção da captação de clientes e do crm, será possível se aproximar mais do consumidor e manter um bom contato.

Além disso, a partir do momento em que o cliente se interessa por algum produto da empresa, é importante acompanhar a sua trajetória de vendas. Para isso, pode ser usado um pipeline de vendas.

Pipeline de vendas

Com essa ferramenta, é possível acompanhar a trajetória do cliente desde o primeiro contrato até o fechamento de um negócio.

É importante fazer esse acompanhamento, porque assim, o vendedor saberá como agir em cada etapa do processo.

Portanto, é essencial ser educado e um bom ouvinte. Sempre faça perguntas ao consumidor, mas nunca de forma invasiva. Além disso, entenda os seus gostos, e para isso, um app funil de vendas pode auxiliar. 

É fundamental que mantenha sempre um contato com os clientes para que eles não se esqueçam do lançamento do produto.

Os principais tipos de lançamentos digitais

Uma boa parte dos lançamentos são realizadas pela entrega dos produtos de forma gratuita, para depois ser realizada uma venda. Entretanto, existem tipos de estreias diferentes. Veja mais:

  1. Lançamento interno

O lançamento interno trabalha com a base de contatos e de e-mails que você já tem e já construiu. Em tese, é algo mais lucrativo.

Como o público já conhece a marca, o vendedor foca no reconhecimento de sua dor e passa a oferecer soluções. 

  1. Lançamento externo

É aquele que em você vai no mercado, para construir uma lista. Normalmente, ele tem um impacto maior no faturamento, e com isso, vai exigir mais investimento.

  1. Lançamento relâmpago

É um lançamento simples, ele tem oferta e é muito dinâmico. A ideia é que te dê uma injeção de caixa mais rápido.

Às vezes, você não tem estrutura para fazer aquele lançamento e portanto, precisa de uma verba depois para realizar uma estreia externa maior.

Então, é feito um lançamento relâmpago colocando como se algo diferente fosse acontecer, ligado a uma oferta, entrega ou sequência de e-mails. 

Desse modo, o faturamento normalmente é maior, mas o nível de investimento é mais baixo, o que permite uma maior condição de caixa.

  1. Lançamento semente

É quando o lançamento é feito basicamente sem ter um produto. Com isso, ele apresenta um problema do mercado, para então atrair as pessoas mostrando a solução.

É como se quisessem aprender sobre alguma plataforma de anúncios. Então, o lançamento é sobre o ensino da ferramenta, e como aumentar as vendas, por exemplo.

A partir disso, você vai ouvir o que as pessoas vão dizer para você na interação. Elas irão mostrar suas dificuldades, então, você vende e depois, constrói um produto.

O lançamento semente vai testar muito as suas estratégias e a força da sua oferta, e te permite conhecer mais do produto.

  1. Lançamento através de afiliado

Esse lançamento é semelhante até o relâmpago a nível de estrutura. Com isso, quem faz as vendas são outras pessoas.

Então, você vai ter outras pessoas que irão promover e divulgar seu produto para as suas respectivas bases e com isso, elas serão comissionadas através de algumas plataformas.

  1. Lançamento perpétuo

O conteúdo é gerado e as vendas são feitas em determinados dia, fazendo assim, com que a necessidade das pessoas ficassem explícitas e o lançamento ser feito com base nisso.

O lançamento perpétuo é utilizar estratégias semelhantes ou recorrentes, fazendo com que o carrinho continue aberto, porque a venda é perpétua.

Outra maneira é você tem um modelo de lançamento que replica hoje, e repete o mês que vem, e assim é feito de forma sucessiva.

Como fazer o lançamento de sucesso?

Para fazer um lançamento, não pode ser de qualquer forma, é necessário algumas etapas para que ele seja bem-sucedido. 

Desse modo, conheça algumas dicas para realizar uma estreia de um produto impecável e que prenda o consumidor.

  1. Entenda sobre lançamento e tenha mentalidade de lançador

É necessário saber como funciona a lógica de um lançamento, e saber que ele é um processo de vendas com início, meio e fim. Todos pautados em princípios de persuasão.

Com isso, é preciso entender a psicologia do marketing, porque é uma área relacionada a isso.

O lançamento é realizado em duas etapas separadas, sendo antes do evento e o pós. E uma terceira etapa entre as duas, que é o durante.

O objetivo do lançamento é três situações: reunir pessoas para o evento, entregar um evento produtivo e fazer uma oferta interessante.

  1. Defina o produto e o público-alvo

Então, é fundamental saber exatamente o que você vai vender e para quem vai.

Caso o produto seja seu, é preciso saber qual vai vender, o problema que ele vai solucionar, e como as pessoas chegarão nele.

Sobre o público-alvo, é necessário estudar e entender quem é a pessoa que vai usar e comprar este produto.  

Então, é importante fazer algumas perguntas, como:

  • Quem é ela;
  • Onde ela vive;
  • O que ela faz;
  • O que ela valoriza;
  • O que ela tem medo.

Quando você conhece perfeitamente o seu público-alvo, você não precisa fazer força para capturá-lo, apenas saiba agir no momento certo.

  1. Defina qual vai ser o evento do lançamento

O coração de um lançamento é o evento.  É necessário saber qual é o formato do seu, se será por vídeo ou live, qual será o conceito e a razão das pessoas estarem por lá.

  1. Construir uma lista de Leads

Neste caso, a lista de leads nada mais é do que uma lista de pessoas que se cadastraram para assistir ao seu evento.

É necessário saber como chegar nessas pessoas e como atraí-las do jeito certo. Um evento sem convidados não é um bom lançamento. Portanto, é fundamental ter um excelente controle de leads.

  1. Entrega do evento

Quando consegue reunir as pessoas para este evento, é necessário corresponder às expectativas lançadas, entregando bons resultados e um conteúdo de valor.

É fundamental falar aquilo que você tem certeza de que vai fazer a diferença dos ouvintes, realizando um verdadeiro “show” para encantar as pessoas. Dessa forma, você entrega um conteúdo para um público já preparado.

  1. Fazer uma oferta

Uma oferta nada mais é do que uma oportunidade que você cria, dando a oportunidade para as pessoas colocarem as mãos em seus produtos.

Entretanto, tem que ser uma oportunidade tão extraordinária que a pessoa tem que se sentir mal se ela não adquirir o seu produto.

Para isso, é preciso dominar no mínimo todos esses passos se quiser fazer um lançamento de produto de sucesso.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Markplan, site voltado 

para a veiculação de conteúdos relevantes sobre estratégias de negócios, pensados para abranger informações e novidades relacionadas aos maiores segmentos empresariais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.