Sinais Sociais: A Importância do Engajamento
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Fatores Off Page – Sinais Sociais | Há alguns anos, as estratégias de marketing digital de uma empresa se limitavam a utilização do e-mail marketing. Com o atual mercado competitivo e altamente especializado, para que uma empresa se destaque dentre suas concorrentes na internet, é preciso que se considerem todas as ferramentas e técnicas disponíveis para suas campanhas de marketing digital.
O uso das mídias sociais é uma das grandes ferramentas de marketing que, se utilizadas de forma estratégica e combinadas com outras técnicas, pode fazer a diferença na visibilidade e até mesmo no ranqueamento, auxiliando no processo de otimização de um site. Isso ocorre porque o usuário de internet tem se tornando cada vez mais ativo em redes sociais, fazendo deste um ambiente bastante importante para a captação de novos clientes. Saiba mais detalhes aqui pela Cyber Impulso.
O que são os sinais sociais?
Segundo uma pesquisa da We Are Social, o usuário utiliza a internet principalmente com a finalidade de interação com amigos, família e outras pessoas com quem compartilha interesses em comum. Hoje, são cerca de 2 bilhões de pessoas conectadas nas diversas mídias sociais, representando 28% da população mundial.
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Por outro lado, mais de 90% dos usuários que buscam informações sobre algum produto ou serviço utilizam os motores de busca para tal, e, nessa conjuntura, enquanto os buscadores assumem o papel mais importante de fornecer detalhes sobre um produto, as mídias sociais desempenham um papel de reforçar a opinião pública e induzir os consumidores a tomar decisões de compra a partir do meio de publicidade mais eficaz de todos: a indicação boca a boca, ou, na era digital, via sinais sociais – termo utilizado para caracterizar interações sociais online: curtidas, compartilhamentos, comentários, etc.
Sinais Sociais X Ranqueamento
Apesar dos algoritmos dos motores de busca não serem programados para levar em consideração os sinais sociais, pode-se fazer uma relação indireta entre os sinais sociais e o ranqueamento de um site. Dessas relações, pode-se inferir que:
1. Os sinais sociais aumentam o número de Backlinks
Os backlinks estão entre os fatores de otimização de site mais importantes por conta do impacto que eles exercem nos algoritmos de busca. Significam a quantidade de vezes em que um site é citado e linkado por terceiros, funcionando como um teste de validade.
Quanto mais backlinks tiver, mais crível um site é classificado pelo Google, e consequentemente, mais relevante e melhor posicionado.
Mas, se os buscadores não consideram os sinais sociais como ponto de credibilidade, de que maneira eles podem influenciar positivamente o número de backlinks? A partir do momento em que um site gera sinais sociais, ele é visto por uma quantidade maior de pessoas através dos compartilhamentos de rede e, sendo visível e recomendado “boca a boca”, aumenta-se a probabilidade de ser citado em postagens de blogs e outras páginas.
Além de que os links compartilhados em mídias sociais geram para um site tráfego qualificado, tornando-se tradicionalmente valorizado, uma vez que envolve pessoas que se identificam com o conteúdo e o compartilham com outros usuários que, por sua vez, tem os mesmos interesses. Logo, mesmo que não influencie diretamente no ranqueamento, a utilização de sinais sociais pode ser um excelente recurso de otimização de sites.
2. As mídias sociais ligam um site aos usuários de mobile
É verdade que se pode acessar um site por diversas maneiras utilizando um dispositivo móvel, sem necessariamente recorrer a uma mídia social e cerca de 3 bilhões de usuários utilizam a internet mobile. Porém, todas as principais mídias sociais possuem muito mais acessos mobile do que por um desktop, com exceção do Linkedin e Tumblr.
Cerca de 68% dos acessos ao Facebook, 86% ao Twitter e 92% dos usuários do Pinterest o fazem pelos dispositivos móveis. Isso significa que as mídias sociais são o grande terreno para se alcançar os usuários mobile através de campanhas de marketing.
3. Críticas positivas podem contar no ranqueamento
Críticas positivas feitas pelos usuários em plataformas como o Google Maps podem contar pontos a favor do posicionamento de um site, uma vez que essas mídias são diretamente ligadas aos motores de busca. Além disso, as críticas positivas também podem ser um fator de peso na otimização de sites para gerar acessos, pois as redes sociais, como o ambiente “boca a boca” exercem funções de reforçar a opinião dos usuários e até mesmo determinar a tomada de uma decisão.
4. O engajamento nas mídias sociais pode aumentar o tráfego para um site
Como já dito acima, as mídias sociais podem influenciar positivamente o tráfego para um site uma vez que elas têm grande importância na formação de opiniões. Da mesma forma, as mídias sociais podem ser oportunidades de potencializar uma relação de confiança e transparência entre a marca e um consumidor apenas pela interação que proporciona. Dessa forma, o engajamento pode significar um maior número de acessos a um site e também maior tempo de permanência neste.
Mesmo não influenciando diretamente o posicionamento de um site, os fatores que o engajamento a mídias sociais potencializa são contados pelas ferramentas de ranqueamento, que são: número de acessos e tempo de permanência.
Além das contribuições publicitárias, observa-se também que altos índices de sinais sociais relacionados a um site contribuem positivamente no aumento de fatores considerados pelos algoritmos de ranqueamento, como número de acessos e tempo de permanência, além de fornecer uma maior probabilidade de se gerar backlinks em blogs e outras páginas – fazendo com que, indiretamente, a utilização das mídias sociais influencie no ranqueamento de um site.
Para uma análise mais profunda do impacto dos sinais sociais no seu negócio, recomenda-se uma consultoria SEO, pois cada caso demanda uma análise minuciosa.
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