Geral

Resfriado ou covid? Saiba como diferenciar

Antigamente, se a pessoa começava a apresentar sintomas como coriza, nariz entupido e febre, ela tinha certeza de que estava resfriada ou com o início de uma gripe. Porém, nos últimos anos, muita gente passou a ter dúvida se esses sintomas também não poderiam ser da covid-19, uma doença respiratória letal que apresenta muitos sintomas comuns à gripe e ao resfriado.

Por isso, para utilizar o cupom de desconto Pague Menos com sabedoria, primeiro é importante saber o que você tem. Afinal, o uso de determinado medicamento só deve acontecer após a identificação correta da doença que acometeu o seu corpo. Se você está em dúvida sobre as principais características da covid-19 e do resfriado, não se preocupe: o texto abaixo aponta as diferenças entre ambos os quadros.

Tipo de vírus e período de incubação

O primeiro ponto é que o resfriado, a gripe e a covid-19 são causados por vírus diferentes. O resfriado é causado por uma variedade de agentes infecciosos, incluindo adenovírus, rinovírus e parainfluenza, sendo que eles apresentam menos risco à saúde se comparado às outras doenças.

A gripe é ocasionada pelo vírus influenza, o qual é constituído por uma extensa família e, por isso, apresenta inúmeras mutações. Por sua vez, a covid-19 é causada pelo SARS-CoV-2, um tipo de vírus mais específico e mais letal para a saúde.

Apesar dessas distinções, a forma de contágio das três enfermidades é idêntica. Elas são transmitidas por meio de gotículas de saliva expelidas quando a pessoa infectada tosse ou fala o que reforça a necessidade de utilizar máscara adequada, reduzindo consideravelmente as chances de transmissão das doenças.

Já em relação ao período de incubação, existem diferenças notáveis. A gripe tem incubação bem mais curta, com os primeiros sintomas aparecendo de um dia para o outro após a pessoa ser infectada, com a piora do quadro sendo aguda. A covid, por sua vez, tem incubação mais lenta, sendo que os primeiros sintomas podem aparecer até 5 dias depois da infecção. Porém, mesmo que não esteja manifestando sintomas, uma pessoa infectada com covid ainda pode transmitir o vírus para as demais.

Sintomas

A grande questão envolvendo essas doenças é que vários sintomas delas são semelhantes, e isso dificulta a identificação exata sem a realização de exames próprios. Essa identificação é ainda mais difícil porque tanto a gripe quanto a covid-19 podem causar a temida Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).

Apesar disso, vale lembrar que o resfriado é a enfermidade mais branda das três, com sintomas mais leves, apesar de ainda causar incômodo. Os sinais mais comuns dele são a pessoa ficar com o nariz escorrendo ou entupido, mas não costuma haver problemas mais sérios de saúde.

Já os sintomas mais comuns da gripe costumam incluir calafrios, dores musculares, mal-estar, dor de garganta, febre alta, perda de apetite e coriza. Nariz entupido, irritação nos olhos e tosse com secreção também são sintomas comuns de quem está gripado.

A covid tem sintomas parecidos, mas apresenta sinais particulares, que ajudam na diferenciação. Ela também pode causar febre, mal-estar, dor de garganta, coriza e nariz entupido. Porém, a tosse é seca nesses casos, há dores pelo corpo todo (sobretudo na região lombar), dor de cabeça, fadiga muscular, perda de olfato, alteração no paladar, diarreia e problemas estomacais.

Diagnósticos

Para não ter dúvida sobre o assunto, o melhor é realizar testes que possam determinar qual é a doença propriamente dita. Quem tem os sintomas gripais deve fazer o exame imunocromatográfico, especialmente no caso de idosos, crianças menores de 5 anos e gestantes. Esses testes podem ser feitos de maneira rápida e indolor, analisando a secreção nasal do paciente e com o resultado ficando pronto em cerca de 20 minutos.

O diagnóstico da covid é realizado por outros tipos de exames, sendo que cada um tem uma metodologia específica. O teste de antígeno analisa a secreção da nasofaringe, entregando resultados duplamente verificados em 25 minutos. O RT-PCR é o mais indicado, pois faz um teste laboratorial remoto (TLR) que faz o teste de biologia molecular PCR-LAMP e identifica o vírus antes mesmo dos sintomas aparecerem. Há, ainda, o teste de sorologia, que usa uma amostra do sangue para detectar a presença dos anticorpos IgM e IgG no organismo, sendo que o resultado também fica pronto em 25 minutos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *