Gestão comercial: Conheça 4 ferramentas para agilizar o seu processo

Pode-se considerar de conhecimento geral que a cada dia que passa, o gerenciamento comercial torna-se indispensável nas corporações. A fim de facilitar os processos, novas ferramentas surgem para tornar o cotidiano da empresa muito mais otimizado.

Com a expansão da tecnologia, as tarefas manuais estão dando espaço para a inserção de soluções mais ágeis e computadorizadas.

Os dados, são agora, o ativo mais valioso de uma empresa e, com as ferramentas certas, certamente levarão a melhores resultados.

Por isso, neste artigo iremos te mostrar a importância destes sistemas e quais são os mais importantes para a sua corporação. Vamos lá?

Por que investir em ferramentas de Gestão Comercial?

Você já ouviu falar em Indústria 4.0? Esta é a quarta revolução industrial — e estamos vivendo isso agora. De modo geral, a Indústria 4.0 é caracterizada pela automação. 

Com computação em nuvem, Internet das Coisas (IoT) e tecnologias de Big Data, as empresas e indústrias estão investindo na integração profunda de tecnologia e processos de produção.

Quando falamos especificamente de Gestão Comercial, ao investir em um sistema que automatiza os processos e gera dados em tempo real, estamos entrando nessa era pós-digital.

Portanto, as decisões são baseadas em uma ampla interpretação dos dados. Deixando de lado opiniões sem fundamento, para começar a trabalhar com base em dados reais sobre clientes, funcionários, condições da empresa e todo o mercado.

Oferecendo assim, diversos diferenciais para a empresa, como, por exemplo, a integração de processos, relatórios mais precisos e rastreamento de indicadores em tempo real.

Além desses pontos, outro importante benefício do uso das ferramentas na gestão comercial, é o aumento da produtividade dos funcionários. Isso acontece devido à otimização de tempo e recursos manuais.

As principais ferramentas de gestão comercial

Como citamos anteriormente, essas ferramentas auxiliam os colaboradores a terem um dia a dia com melhores resultados. Elas funcionam como um verdadeiro suporte para a rotina de diversas áreas e fazem com que a empresa trabalhe como uma espécie de engrenagem.

Para ajudar a você, separamos as 4 principais ferramentas da gestão comercial. Confira:

  1. Software de CRM

Um dos softwares de gestão de negócios mais populares e usados na atualidade é o CRM, que se traduz em Customer Relationship Management, ou Gestão de Relacionamento com o Cliente.

Além de monitorar o trabalho dos vendedores, essa ferramenta também pode ser utilizada no gerenciamento dos clientes. 

E o melhor: atualmente existem sistemas de crm gratuitos no mercado. Eles possuem diferentes dados e informações que podem ser registradas por meio de relatórios e gráficos gerados em tempo real.

Com esta ferramenta, é possível armazenar e rastrear a evolução e acompanhamento de áreas, a agenda dos clientes, seu histórico e o desempenho da equipe.

Outra vantagem de um crm gratis é que, quando executado na nuvem, ele permite que toda a equipe acesse rapidamente a ferramenta a partir de seus dispositivos móveis — útil para vendedores externos, por exemplo.

  1. ERP

O ERP (Enterprise Resource Planning) é outro bom exemplo de ferramenta de gestão empresarial por meio da integração de todos os processos da empresa por meio de automação, controle e otimização.

Isso significa não apenas a Gestão Comercial, mas todos os departamentos (financeiro, administrativo, controle de estoque, etc.).

O objetivo do ERP é estabelecer um fluxo de informações que ajude a melhorar a cadeia produtiva e a tomar melhores decisões.

  1. Business Intelligence (BI)

Outra importante ferramenta é o uso de BI, que significa “Business Intelligence”. Na verdade, esse sistema é a cara da Indústria 4.0 citada anteriormente.

A inteligência de negócios é um método de coleta e análise de uma série de dados (internos e externos) relacionados à sua empresa e ao mercado – após essa análise, você poderá obter informações relevantes para o seu dia a dia.

Este é um ótimo complemento para a gestão de vendas de uma empresa, pois através dos dados coletados é possível prever necessidades e problemas e aumentar as vendas. Portanto, pode-se dizer que o software de BI é o braço direito do crm online free.

  1. Automação de marketing

A união dos departamentos de marketing e vendas pode ser uma ótima estratégia para as empresas. Afinal, a responsabilidade da primeira é atrair pessoas que possam se tornar clientes da companhia e a segunda é fechar a venda.

Por isso, o quarto e último exemplo de aparato para gestão de negócios é o uso de ferramentas de automação e gerenciamento de marketing.

Elas auxiliam na criação de um fluxo totalmente automático de potenciais clientes de acordo com o comportamento na internet (compras, acessos e outras informações). Isso economiza muito tempo e aumenta a produtividade dos funcionários.

Assim, este software ajuda a preparar os clientes em potencial até o ponto em que eles estejam interessados ​​em comprar.

Então, logo após a confirmação, a equipe de vendas (e seu comercial crm) vão ao local para fechar o negócio e já estarão preparados com as estratégias que mais fazem sentido para aquele perfil.

Portanto, como você pode ver, as ferramentas de gestão empresarial são mais que apenas vender software técnico. Eles atuam como sistemas e, se usados ​​em conjunto com sua estratégia de negócios, os resultados surgirão com o tempo.

Por exemplo, o crm online gratis, consistente com pesquisas, pode ter um grande impacto nos resultados. Além dos processos organizacionais, eles fornecem dados e insights que tornam sua equipe cada vez mais eficiente e confiante nos resultados

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, site voltado 

para a veiculação de conteúdos relevantes para empresas, contribuindo com estratégias para o desenvolvimento do negócio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.