Cresce a prática de novos esportes, mas estes ainda são os mais buscados pelos brasileiros
Índice presente neste artigo:
A pandemia estimulou a prática de esportes, porém, mesmo com novidades, os clássicos como dança e futebol continuam entre os preferidos
Exercitar-se é a melhor maneira de aliviar o estresse e cuidar da saúde. Exatamente por causa dessa questão que, durante a pandemia, as pessoas foram em busca de alternativas que ajudassem a distrair a mente e a fortalecer o sistema imunológico.
Passado esse período, o interesse pelos esportes ainda cresce, no entanto, os mais buscados e preferidos pelos brasileiros são estes:
Tênis
Compre as melhores raquetes, procure uma quadra e uma companhia para jogar e aproveite todos os benefícios deste esporte. É uma boa escolha para quem busca mais condicionamento físico e flexibilidade, ou seja, para aqueles que desejam ir além da queima de calorias e redução nos números na balança.
Além de mandar bem na hora de jogar a bolinha para o outro lado da quadra, é necessário ter boa disposição para correr atrás dela quando ela voltar para o seu lado.
Dança
Dançar também se tornou uma forma de gastar energia e mexer o corpo. Há quem começou em casa, com vídeos no YouTube, e hoje se arrisca a frequentar as aulas presenciais. Os ritmos mais procurados são dança de salão, funk e forró. O último, inclusive, pede um parceiro para acompanhar os passos.
Para quem gosta da ideia e não sabe por onde começar, as academias já contam com programas de dança, com direito a coreografia. E, acredite, você gasta bastante energia durante a atividade.
Futebol
O esporte favorito dos brasileiros nunca deixaria a lista. Afinal, muitos não gostam apenas de acompanhar as partidas na TV, mas de se arriscarem também a chutar a bola no gol. A Copa do Mundo, ocorrida no final de 2022, pode ser uma das responsáveis pelo aumento no interesse, mas vale comentar que o futebol tem muitos benefícios para a saúde.
Desde o interesse em formar times locais até jogar futebol com os amigos, alugando um campo por algumas horas, não importa qual seja a escolha, o que importa é se sentir bem enquanto pratica essa atividade física.
Patins
Sucesso na década de 80, os patins quad voltaram à moda e conquistaram diferentes idades. As pessoas estão interessadas em patinar, nas ruas e/ou nas pistas de patinação. O modelo tradicional, conhecido como roller inline, também teve aumento na procura.
O desafio é manter o equilíbrio, mas depois de feito isso, é só se deixar levar pela liberdade de patinar. Quem quiser se arriscar em algo diferente, pode buscar por aulas de “Roller Dancing” depois que pegar prática em se equilibrar e deslizar pela pista.
Skate
Pode ser efeito do skate ter sido uma das modalidades das Olimpíadas? Sem dúvida! Mas, em meio a pandemia, a busca pelo esporte se deve ao fato de ser algo praticado sozinho, sem necessidade de companhia. Assim como nos patins, é preciso ter bom equilíbrio e, se quiser, vale aprender algumas manobras.
Para os fãs de surfe, outra opção ainda é válida, o longboard, uma variedade de skate para “surfe na terra”, ótimo para quem ama a velocidade. Só não se esqueça dos equipamentos de proteção.
Boxe
A busca por professores de boxe e academias que incluam a opção cresceu muito desde 2022. Provavelmente por ser algo que ajuda a canalizar o estresse e aliviar a ansiedade, sem contar que nem sempre é necessário lutar com outra pessoa. Você pode se concentrar em socar e chutar o saco de pancada.
No entanto, será preciso ir atrás de equipamentos para a prática. As luvas de boxe, por exemplo, não são dispensáveis.
Natação
Considerado um esporte de baixo impacto, é ideal para quem deseja melhorar a respiração e perder peso. Aliás, a natação tem sido recomendada pelos médicos para pacientes que lidam com doenças respiratórias, como a asma, e até mesmo com alergias.
Sem contar que é uma boa opção para quem deseja se exercitar e odeia se sentir suado. Ou seja, é uma atividade para realizar em qualquer época do ano.