4 Estratégias de posicionamento para uma empresa
Índice presente neste artigo:
Todo tipo de empresa precisa de estratégias para se diferenciar da concorrência, de forma que posicionamento estratégico é capaz de auxiliar nesta necessidade da empresa.
Neste artigo você entenderá melhor o que é o posicionamento estratégico, o que é um mapa de posicionamento e verá 4 tipos de posicionamento estratégico.
Posicionamento estratégico: o que é?
Trata-se da forma que uma empresa deseja ser percebida no mercado, ou seja, como pretende estar na mente do público-alvo. Dessa forma, o posicionamento estratégico é uma forma de se destacar entre as empresas concorrentes, criando vantagem competitiva.
Lembrando que não basta definir um posicionamento somente na teoria, de forma que as ações da marca precisam estar alinhadas com o posicionamento estratégico de marketing.
Segundo Michael Porter em sua obra “Liderança em custos, diferenciações ou enfoque” existem três estratégias genéricas para conseguir vantagem competitiva.
A primeira é a liderança em custos, de forma que a sua empresa de projeto CFTV IP investe em ter o menor custo da concorrência, podendo oferecer produtos e serviços com um baixo preço.
A segunda é a diferenciação, onde são destacadas as características únicas da sua marca que a diferencia da concorrência. A terceira é o enfoque no qual a empresa seleciona um nicho de mercado específico para atuar, podendo usar a liderança em custos ou a diferenciação.
O que é mapa de posicionamento de mercado?
Trata-se de uma representação das percepções dos consumidores em um mercado-alvo, mostrando quais posições as empresas ocupam. De forma básica, é um gráfico de quadrantes criado partindo dos diferenciais mais valorizados pelos consumidores.
Basta posicionar as marcas que competem no mesmo mercado que você nos quadrantes, conforme sua pontuação em cada critério.
Temos que ressaltar que um mapa de posicionamento de uma empresa de alarme residencial simples deve ser construído com base em dados reais de pesquisa de mercado.
Os 4 principais tipos de posicionamento estratégico
Para que as agências de comunicação possam desenvolver um bom planejamento de mídia, é importante compreender os diferentes tipos de posicionamento estratégico. Vamos ver os 4 principais.
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Com base no preço
Primeiramente suas estratégias podem ser desenvolvidas com base no preço, ou seja, no valor que é pago por seu serviço ou produto.
É fundamental que seja feito um bom trabalho de branding com sua marca de rastreamento de frota via satelite nesse tipo de estratégia de marketing. Empresas como:
- Marcas de bolsas de luxo;
- Marcas de roupas;
- Montadoras de carros de luxo;
- Entre outros.
Nesses ramos existem marcas que se destacam e costumam custar bem mais caro que as outras, mas seu preço está aliado à simbologia da marca, representando luxo e sofisticação.
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Com base na diferenciação competitiva
As marcas devem trabalhar aquilo que elas têm de melhor em uma estratégia de posicionamento com base na diferenciação competitiva.
Visando descobrir esse diferencial, profissionais como publicitários e relações-públicas fazem sessões de brainstorm, ou seja, tempestade de ideias.
Com o posicionamento com base na diferenciação competitiva, até mesmo frases e chavões do seu negócio de consultoria de TI preço podem virar expressões populares no dia a dia das pessoas, fortalecendo muito sua marca.
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Com base na monopolização do mercado
Estratégias com base na monopolização de um segmento do mercado são praticadas quando uma empresa, de forma intencional ou não, monopoliza um determinado setor, sendo a única que oferece um determinado serviço ou produto.
Um exemplo de monopólio em nosso país é a Petrobras, empresa que realiza 98% do refino de combustíveis comercializados no Brasil.
Nesse caso, o trabalho de comunicação é muito mais voltado para as relações-públicas e o relacionamento com o cliente e outros stakeholders do que para a publicidade.
Isso ocorre porque empresas que monopolizam o mercado não precisam fazer propagandas para vender, uma vez que não têm concorrentes.
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Com base no benefício oferecido
Por último, as empresas de camera de segurança externa e outros segmentos podem ter um posicionamento estratégico com base no benefício oferecido.
Nesse caso a gestão da marca é feita com foco nos resultados que os clientes terão quando usarem um determinado produto ou serviço.
Considerações finais
Neste artigo você acompanhou e aprendeu mais sobre o posicionamento estratégico de uma marca. Entendeu aqui também o que é um mapa de posicionamento e a importância de se estar bem posicionado no mercado.
Por fim, vimos as quatro principais estratégias de posicionamento que sua empresa pode adotar.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.