Empreendedorismo

Rótulos para embalagens: principais tendências em 2023

Os rótulos para embalagens são essenciais para a construção da identidade da marca, fornecendo uma importante ferramenta de marketing para a empresa alavancar suas vendas.

Com a rápida evolução do mercado, novas tendências surgem todos os anos, trazendo desafios e oportunidades para as empresas.

Acompanhar essas tendências pode ser essencial para que as empresas se destaquem no mercado e alcancem o sucesso desejado entre os seus consumidores.

Adaptação às novas tendências

A indústria de embalagens está em constante evolução e as empresas precisam se adaptar às tendências para se manterem competitivas no mercado.

Isso inclui a criação de rótulos para embalagens que atendam às expectativas e necessidades dos consumidores ao mesmo tempo que agregue valor à marca.

Porém, é importante ressaltar que optar por seguir uma tendência exige cautela. Não é saudável que empresa modifique a sua identidade visual apenas para seguir uma determinada tendência de rótulos para embalagens.

O ideal é que a tendência de adapte ao branding da empresa, fortalecendo a marca sem perder a sua originalidade e personalidade. Isso faz com que os clientes até aumentem sua percepção de qualidade em ralação à marca.

Dessa forma, as empresas que se adaptam às tendências de rótulos para embalagens podem se destacar, transmitindo uma imagem moderna e atualizada da marca, além de atender às demandas do mercado.

Além disso, rótulos atualizados e inovadores podem aumentar a visibilidade e reconhecimento da marca, atraindo novos consumidores.

Por isso, é importante que as empresas estejam atentas às tendências de rótulos para embalagens e se adaptem a elas para se manterem relevantes no mercado.

Tendências em 2023 para rótulos para embalagens

É muito vantajoso ser uma das primeiras empresas a aderir a uma tendência de rótulos para embalagens, proporcionando uma experiência de compra para o consumidor muito mais agradável, tornando a empresa pioneira em vendas e satisfação.

Sendo assim, as principais tendência em 2023 para rótulos para embalagens são:

Designs minimalistas e elegantes

Menos é sempre mais. E quando se trata de rótulos para embalagens, o minimalismo é uma tendência muito forte que veio para ficar no mercado.

Isso porque os consumidores já estão exauridos de embalagens ultra chamativas e extravagantes, dando preferência para um design minimalista.

E dentro da tendência do minimalismo, já se pode notar outra tendência: a inclusão de QR Codes para acesso a informações adicionais, aumentando ainda mais a conexão durante a experiência de compra.

Além disso, o minimalismo fornece muita elegância, sofisticação e luxo, podendo fazer com que a percepção de valor dos consumidores seja aumentada, agregando valor à marca.

Interatividade

Com a inclusão de QR Code é possível potencializar ainda mais a conexão entre marca e consumidor, permitindo a construção de relacionamento mais íntimo entre ambos.

Isso porque por meio do QR Code é possível anexar vídeos, textos, imagens, coleta de feedbacks e até jogos para aumentar a interatividade com o produto, melhorando o envolvimento do cliente.

Rótulos para embalagens mais sustentáveis

Outra questão que se tornará cada vez mais obrigação por parte das empresas é a sustentabilidade em materiais que serão utilizados na fabricação do produto, bem como dos rótulos e das embalagens.

O objetivo é optar por materiais que ofereçam uma maior sustentabilidade ao longo prazo, tendo o equilíbrio do meio ambiente como foco tornando-se, assim, um grande atrativo para os consumidores.

Identidade visual mais atraente

Cores mais sólidas, tipografias em destaques, estilo vintage ou retrô com texturas são apenas algumas das tendências que estão sendo estabelecidas para os rótulos para embalagens.

A identidade visual tem ganhado cada vez mais forma, até porque é uma grande parcela da comunicação entre marca e cliente. Por isso que a personalização de marcas com tais elementos visuais tem se tornado mais atraente.

História

Outra tendência é a aplicação de histórias no próprio rótulo ou embalagem. Isso porque a história é uma forma de se conectar e criar vínculo com os potenciais consumidores.

Ela pode ser contada por meio de ilustrações e textos presentes nos rótulos ou, até mesmo, por meio do QR Code, potencializando a interatividade.

Assim, as tendências dos rótulos para embalagens serão muito benéficas para as empresas que conseguirem se adaptar sem perder a sua originalidade, possibilitando grande destaque dentre os concorrentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *