Marketing Digital

Estratégia de marketing: por que investir em Lead tracking:?

O universo do marketing digital é algo que a cada dia vem crescendo mais e trazendo inovações. Diante disso, uma das novas estratégias que vêm se tornando tendência nesse meio é o lead tracking

 

Caso você seja dono de um e-commerce, isso é, uma loja on-line, precisa estar sempre atento em todas as estratégias, como persona, tom de voz, design eficiente e o uso de palavras-chave. 

 

Entretanto, além de realizar um curso de gestão de pessoas, é preciso também se atentar às novas tendências, como por exemplo, o conceito do lead tracking e os inúmeros benefícios que ele pode trazer ao seu negócio. 

 

Então, neste artigo, será abordado o que é o lead tracking, a importância dessa estratégia e como aplicar ela em seu negócio de uma maneira eficiente. Para entender tudo isso, basta continuar a leitura. 

O que é Lead Tracking? 

Antes de mais nada, é preciso compreender cada um dos termos para uma melhor compreensão do significado dessa estratégia

 

O lead, nada mais é do que um provável cliente. Ou seja, uma pessoa que de alguma forma demonstrou interesse e tem chances de consumir em sua loja. 

 

Já o tracking, em sua tradução para o português, é monitorar. Dessa maneira, ao juntar os dois termos, é possível encontrar uma definição para o acompanhamento de possíveis clientes em seu site ou e-commerce. 

 

Para uma melhor compreensão: Basta imaginar que em uma loja física, você consegue acompanhar um possível cliente que acabou de entrar, monitorar o que ele está olhando e vendo o que ele provavelmente tem interesse. 

 

Então, o conceito do lead tracking serve como uma maneira de ter esse monitoramento, só que dentro de um site ou e-commerce. É como se stalkeasse o usuário que entrou em sua plataforma. 

 

Com isso, é possível afirmar que se for um dono de algum e-commerce, é preciso estudar em um curso tecnico de gestão financeira e também de marketing para se atentar a novas estratégias. 

Como usar Lead Tracking em sua estratégia? 

O primeiro passo para uma compreensão de como utilizar essa estratégia em sua empresa, é entender e usar o conceito do funil de vendas. 

 

O funil de vendas nada mais é do que um trajeto de um comprador dentro do seu negócio, passando por 3 etapas: O topo, meio e o fundo. 

 

O topo seria a primeira, e significa que um consumidor descobriu que tem um problema ou uma necessidade. Com isso, ele começa a descobrir os seus produtos e sua loja. 

 

O meio, já é a etapa em que ele começa a considerar sua empresa como a certa para a descoberta de sua necessidade, e então, precisam convencer as pessoas a comprar em seu negócio. 

 

O fundo do funil já representa o momento da decisão, em que os usuários decidem comprar em sua loja. 

 

Caso queira uma melhor compreensão sobre o conceito do funil de vendas e de outras estratégias, é preciso fazer um curso de gestão de marketing e comunicação

 

Porém, é possível entender que a principal função do lead tracking dentro de um negócio é monitorar todo o processo do funil de vendas de um cliente ou usuário. 

 

Dentro dessa ferramenta, existe a opção de inserir um código de rastreamento dentro das páginas do e-commerce. 

 

Com isso, esse código consegue monitorar cada passo dado por um lead. Então, é possível saber a trajetória dele dentro da plataforma. 

 

Um exemplo assertivo do monitoramento feito por essa estratégia é o seguinte: Um determinado usuário pesquisou sobre “pos em gestão hospitalar ead”. 

 

Com isso, ele descobre a sua empresa no meio dessa pesquisa e começa a entrar em seus conteúdos e ver os serviços de ensino oferecidos por ela. 

 

Portanto, com essa estratégia, dá para monitorar quanto tempo esse lead ficou nos conteúdos ou ver se ele clicou em algum serviço específico. 

Quais os benefícios de usar essa estratégia? 

Assim como já visto, existem inúmeras vantagens no uso dessa estratégia para sua empresa. 

 

Dessa maneira, veja mais alguns deles: 

 

  • Conhecimento da jornada dos clientes;
  • Diminuição do tempo de vendas;
  • Melhores abordagens; 
  • Melhorar o discurso. 

 

O primeiro ponto diz respeito ao funil de vendas, como já citado em outro tópico, já que ele observa toda a trajetória que esse comprador passou. 

 

Dessa maneira, ao acompanhar cada um desses passos, é possível diminuir o tempo de vendas porque saberá exatamente em qual passo esse lead está, além de também ter uma melhor abordagem com ele. 

 

Com tudo isso, é possível afirmar que ao ser um dono de um e-commerce, é fundamental estudar sobre gestao financeira startup e também sobre novos conceitos de marketing para aplicar. 

 

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, site voltado 

para a veiculação de conteúdos relevantes para empresas, contribuindo com estratégias para o desenvolvimento do negócio.