Tecnologia

6 funções ocultas do seu computador

Veja algumas funções do seu sistema operacional que muita gente nem sabe que existe e pode melhorar muito o uso no dia a dia

Muita gente utiliza o computador todos os dias e não sabe que existem várias funções “escondidas” nos sistemas operacionais de diversas marcas de computador. Basicamente, são alguns macetes que servem para ajudar o usuário na hora de utilizar o computador, mas nem todo mundo as conhece. 

 

Vamos ver algumas dessas funções para ver quais podem ser úteis para você?

6 funções do seu computador que você não conhecia

Você sabia que os sistemas operacionais como o Windows contam com muitas funções que praticamente ninguém conhece? São alguns macetes e práticas que podem ajudar muito no dia a dia. 

 

Vamos dar uma olhada em algumas dessas funções ocultas do seu computador Windows? Acompanhe!

  1. Ter várias Áreas de Trabalho

Já era possível ter várias áreas de trabalho no Windows 10, porém, na nova versão, é possível personalizar muito mais esses espaços, realmente deixando-os úteis para diferentes necessidades. 

 

Você pode editar o papel de parede, criar diferentes permissões para cada uma das áreas e transferir arquivos entre elas. Assim, você consegue organizar tudo de acordo com as áreas da sua vida, como trabalho e estudo, por exemplo. 

  1. Modo escuro

O modo escuro está presente em praticamente todo sistema operacional, mas muita gente ainda não o utiliza nos computadores. Você consegue definir o tom escuro e as outras cores presentes, além de configurar o modo escuro de acordo com a sua necessidade. 

 

Isso já é bem comum em aplicativos, sites, celulares, mas ainda não é tão utilizado pelas pessoas nos computadores. Mas vale a pena testar!

 

  1. Sacudir para minimizar janelas

Essa é uma nova funcionalidade e superinteressante para quem trabalha com muitas janelas abertas ao mesmo tempo (e acaba se perdendo nelas de vez em quando). 

 

Com essa funcionalidade, você segura e sacode a janela que quer focar no momento e todas as outras que estão bagunçadas na parte de trás são automaticamente minimizadas. Ou seja, você consegue fechar tudo de forma muito mais rápida. Para voltar, é só sacudir a janela novamente. 

 

Procure por “Multitarefas” na busca do sistema e ative a função “Janela da barra de título tremida”.

  1. Editor de vídeo nativo

Você não precisa mais baixar ou comprar a licença de um editor de vídeo. Uma função das novas versões do Windows é a presença de um editor de vídeo nativo, para edições rápidas e de complexidade média. 

 

Um diferencial é que ele suporta arquivos de outros editores, como o Final Cut e o Premiere Pro, o que facilita a vida de quem trabalha com edições, que geralmente precisa lidar com diferentes tipos de arquivos. 

  1. Histórico da Área de Transferência

Uma função que pouca gente conhece também é o Histórico de Transferência, presente desde o Windows 10. Isso possibilita ter um histórico do que foi copiado dentro do sistema, facilitando a vida de quem sempre navega entre arquivos. 

 

Ou seja, você consegue recuperar tudo o que copiou e colou naquele dia, facilitando muito o trabalho de quem está sempre utilizando essas funções e acaba perdendo o que já havia copiado antes. 

  1. Texto ditado com pontuação automática

Você consegue ditar textos desde a versão do Windows 10 e essa é uma funcionalidade extremamente útil para quem quer mais praticidade ao redigir pequenos textos, e-mails e comentários. 

 

A partir do Windows 11, essa funcionalidade fica ainda melhor, com a capacidade de fazer a pontuação de forma muito mais correta que a do sistema anterior. Quem precisa escrever sempre pode ver vários pontos positivos. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *