5 tipos de coroas dentárias
Índice presente neste artigo:
Por pior que seja, é muito comum as pessoas não possuírem alguma parte do dente decorrente de algum problema causado. Então, as coroas dentárias estão aí para conseguir contrariar esse tipo de problema.
Dessa forma, elas permitem que a pessoa resgate o seu dente que foi perdido, bem como sua funcionalidade.
Antes de prosseguir e entender do que se trata a coroa dentária, que pode até mesmo estar inclusa em um plano odontológico empresarial.
Então, é de suma importância comentar que a higienização e o cuidado com a escovação devem ser práticas diárias, sendo realizadas ao menos três vezes ao dia, com ênfase no pós-refeição.
Dessa maneira, se você é uma pessoa que passou por algum problema e deseja recuperar a estética de seus dentes.
Assim como a sua funcionalidade, então, é fundamental conhecer um pouco mais sobre esse tipo de procedimento, que vem sendo cada vez mais utilizado em plano dental para empresas.
O que é coroa dentária e como elas funcionam
A coroa dentária nada mais é que a parte superior dos dentes, que tem como finalidade dar o formato que eles já possuem.
Já que os dentes têm diferentes formas e funcionalidades, cada coroa então tem o seu aspecto, mas que pode sofrer alguma alteração decorrente de um trauma ou alguma violência.
Além disso, a coroa dentária é algo que vem sendo muito falado em odonto pme, por exemplo, pois a sua prótese é muito indicada em casos em que não há mais reparo.
Isso acontece porque nessas ocasiões, há a necessidade de um procedimento mais intrusivo, porém, ele faz isso de uma forma muito inofensiva e eficaz.
A coroa dentária funciona como um tipo de capa que reveste o dente natural, de maneira que faça com que suas funções originais sejam recuperadas, já que pode ocorrer a perda de diversas formas.
Portanto, é muito comum o plano dental empresarial contar com esse tipo de ferramenta, pois vem sendo cada vez mais utilizado.
Porém, vale contar que não são apenas nesses casos em que a coroa dentária pode ser utilizada, já que pode ter outras ocasiões em que o dentista pode recomendar o uso desta prótese, em que a maioria deles, são:
- Substituir uma grande restauração;
- Proteger um dente que esteja enfraquecido;
- Restauração de um dente fraturado;
- Cobrir um dente que tem manchas.
Antes de mais nada, é preciso procurar um médico para saber em quais casos é necessário o uso de uma coroa dentária ou não.
Inclusive, isso serve até mesmo para outros procedimentos que são benéficos para a saúde bucal das pessoas, que podem ser encontrados em um plano odontológico que cobre aparelho e manutenção.
Principais tipos de coroa dentária
Agora que ficou mais fácil de se entender do que se trata a coroa dentária, é fundamental conhecer quais são seus tipos principais.
Isso porque, eles costumam variar de acordo com a necessidade de cada paciente, em que cada material tem uma particularidade direcionada para resolver o problema daquela pessoa.
-
Provisória
Como o próprio nome sugere, esse tipo de coroa dentária é apenas por um momento, até que seja substituída pela permanente.
Por mais que seja momentânea, esse tipo de prótese é muito útil para aquelas pessoas que estão com algum tipo de problema que esteja complicando a saúde bucal delas. Então, é uma boa alternativa a princípio.
-
Resina
Confeccionado em material de resina, esse tipo de coroa dentária é um dos mais comuns e mais utilizados, principalmente por terem boas propriedades por um preço mais acessível, o que possibilita que atinja mais pessoas.
Porém, um grande problema da coroa de resina, é que ela possui um material muito poroso, então, pode acabar deixando o indivíduo com mau hálito.
Desse modo, para contornar isso, é necessário redobrar a atenção com a higienização.
-
Metal
É o tipo de coroa dentária que está mais tempo disponível dentro do mercado. Atualmente, elas não são muito escolhidas, por não serem tão discretas, o que prejudica no quesito estético.
-
Cerâmica
Esse tipo de coroa costuma ter como base a porcelana e são indicadas em casos em que seja necessário a reposição dos dentes anteriores.
Diferentemente da de metal, esse tipo de coroa é muito mais discreto, então acaba não atrapalhando no quesito visual.
-
Metalo Cerâmica (metal e porcelana)
Nesse modelo, é a fundição da porcelana com a parte externa da estrutura de metal. Então, isso faz com que seja reforçado, aumentando a durabilidade e a resistência, além de evitar o surgimento de cáries.
Conteúdo desenvolvido pela equipe do Conviva Melhor, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.